Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu na quarta-feira (23) a direção da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). O objetivo foi confirmar a parceria do Governo do Paraná com as pequenas cooperativas familiares. O presidente da entidade, Ivori Fernandes, afirmou que está confiante no fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar por essa nova gestão.

O secretário Ortigara reforçou a intenção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior em criar condições para elevar a geração de renda na agricultura familiar. Para isso pretende alavancar as cooperativas por meio de políticas públicas que garantam infraestrutura e acesso aos mercados.

Ortigara afirmou, ainda, que pretende ampliar a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos por meio das pequenas cooperativas de agricultores familiares. “Essa demanda cresce no mercado e os agricultores precisam do nosso apoio para organização e acesso a esse mercado”, afirmou.

126 MIL

O Paraná conta com 246 pequenas cooperativas da agricultura familiar, envolvendo mais de 162 mil pequenos produtores rurais, que precisam de apoio desde o campo até a agroindústria. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento planeja detalhar um programa de suporte em logística, pequenas agroindústrias e mesmo nas lavouras, para intensificar uma produção de alimentos saudáveis.

Segundo Fernandes, da Unicafes, está comprovado que com o apoio de uma cooperativa estruturada, a renda do agricultor cresce 50%, na comparação se ele estivesse sozinho. “A cooperativa potencializa o acesso aos mercados e na estrutura de produção”, destacou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.