Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Embrapa Soja e a Fundação Meridional promovem nesta sexta (02) o Dia de Campo de Inverno em Londrina. O instituto vai demonstrar suas principais variedades de culturas de inverno e a Embrapa vai lançar duas novas cultivares: BRS Atobá de trigo e BRS Suribim de triticale.

O pesquisador e líder do Programa de Cereais de Inverno do Iapar, Kléver Arruda, estará na estação técnica do Instituto e explicará as características de quatro cultivares desenvolvidas pela instituição: IPR Potiporã e a IPR Catuara de trigo e IPR Aimoré e IPR Caiapó de triticale. A IPR Potiporã é a variedade mais recente à disposição do agricultor. Ela foi lançada ano passado durante o Dia de Campo de Inverno promovido no Iapar.

A Fundação Meridional é parceira do Iapar e da Embrapa em pesquisas. De acordo com o gerente-executivo da entidade, Ralf Dengler, o Paraná produz em torno de 3,5 milhões de toneladas de trigo por ano, o equivalente a 60% da produção nacional.

Embora o país importe mais de metade do consumo, Dengler pondera que problemas logísticos dificultam o incremento da cultura no país. “Quase 60% do mercado nacional é dirigido para padarias, destinada à produção de pão francês. Outra parte é para panificação industrial e o restante é para biscoito. Por ser de boa qualidade, o trigo produzido no Paraná é destinado principalmente para as padarias”, explica Dengler.

Ele ressalta que as regiões Oeste e Norte do Paraná produzem o melhor trigo do país e as variedades do Iapar e da Embrapa são preponderantes nesse cenário. “O Iapar tem investido em pesquisas para produção de trigo dirigido à panificação, que além de excelente qualidade tem alto rendimento e boas características agronômicas”, salienta o gerente-executivo.

Um bom exemplo, conforme Dengler, é a variedade Potyporã. “Ela é excelente em termos de produção e aspectos fitossanitários, um dos principais problemas do trigo”, afirma. A cultivar chega a quase 7 mil quilos por hectare, é moderadamente resistente ao acamamento, tolerante ao alumínio no solo e moderadamente suscetível à ferrugem, brusone e giberela. A Potyporã também apresenta características de resistência ao oídio, mancha amarela, mancha marrom e septoriose.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.