Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Está disponível para download gratuito na página do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) o boletim técnico com a avaliação das cultivares de milho realizada na safra 2017/2018 em todas as regiões produtoras do Paraná. Acesse http://www.iapar.br.

A publicação tem como objetivo oferecer a técnicos e produtores envolvidos no planejamento do plantio dados sobre cultivares de melhor rendimento e mais adaptadas às condições de solo e clima das zonas produtoras do Estado. Os autores são os pesquisadores Deoclécio Domingos Garbuglio, Pedro Sentaro Shioga, Antonio Carlos Gerage, Pedro Mário de Araújo, Rodolfo Bianco, Adriano Augusto de Paiva Custódio e Alberto Sérgio do Rego Barros, todos do Iapar.

O boletim apresenta resultados de ensaios conduzidos nas regiões Norte (Cambará, Floresta Londrina), Oeste (Palotina, Santa Helena e Santa Tereza do Oeste), Centro-Oeste (Campo Mourão), Centro-Sul (Guarapuava e Ponta Grossa) e Sudoeste (Pato Branco). Foram avaliadas 15 cultivares convencionais e 11 geneticamente modificadas, das empresas Avantiseedes, Dow, Geneze, Jmen, Semeali, KWS e Morgan.

Fungicidas

O destaque desta edição é a avaliação da resposta de cultivares ao tratamento de doenças foliares com fungicidas, experimento conduzido em Campo Mourão e Pato Branco. Foram avaliadas as substâncias piraclostrobina, epoxiconazol e mancozebe.

O boletim técnico “Avaliação Estadual de Cultivares de Milho – safra 2017/2018” é resultado de parceria entre o Iapar e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.