Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A IPR B36 se destaca pelo bom teor de amido, precocidade e produtividade – chega à colheita em 10 a 12 meses no primeiro ciclo, com potencial produtivo acima de 30 toneladas por hectare. O evento acontece no sábado (06), em Paranavaí.

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança no próximo sábado (06/07) a cultivar de mandioca IPR B36, em apresentação dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. O evento será no Polo Regional de Paranavaí, a partir das 9 horas.

Destinada à obtenção de farinha e de fécula (polvilho), IPR B36 se destaca pelo bom teor de amido, explica o pesquisador Mário Takahashi, responsável pelo desenvolvimento da cultivar. Ainda como vantagem para a indústria, ele ressalta a casca delgada das raízes, condição que favorece o processamento.

Qualidades Agronômicas

No campo, IPR B36 se destaca pela precocidade e produtividade – chega à colheita em 10 a 12 meses no primeiro ciclo, com potencial produtivo acima de 30 toneladas por hectare. O porte das plantas, de baixo a médio, facilita os tratos culturais na lavoura.

Outro ponto positivo do novo material é o formato das raízes e sua inserção próxima à superfície. “Essas características aumentam o rendimento operacional da colheita”, explica Takahashi.

Indicada para plantio direto ou convencional, a nova cultivar é tolerante às principais doenças que afetam lavouras de mandioca e não apresenta fitotoxidade aos herbicidas registrados para a cultura.

IPR B36 é indicada para plantio em todas as regiões produtoras do Paraná, preferencialmente em terrenos com teor médio de argila inferior a 25%.

Programa

Após a solenidade de lançamento e apresentação do novo material, está prevista uma visita à estação experimental para conhecer o desempenho da cultivar IPR B36 em condições de campo.

Os interessados em participar do evento devem confirmar presença pelo telefone (44) 3423-1157 ou e-mail eventos-pvi@iapar.br.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.