Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 16 a 19 de maio, o Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE será palco para palestras, minicursos, workshops além de apresentação de trabalhos científicos sobre o tema. Expofeira aberta ao público com venda de mel e geleia real também faz parte da programação.

Com o melhor mel do mundo, conforme título conquistado no 45º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia) no ano passado na Turquia, Santa Catarina foi o estado escolhido para sediar o 22º Congresso Brasileiro de Apicultura (CONBRAPI) e o 8º Congresso Brasileiro de Meliponicultura. O evento será realizado entre os dias 16 a 19 de maio no Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, em Joinville. São esperados visitantes de várias partes do Brasil e do exterior para palestras, minicursos, workshops além de apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas em apiários/meliponários da região e passeios. Exposição de produtos, insumos e equipamentos apícolas de empresas brasileiras e da Grécia são mais atrativos inclusive com venda de mel e geleia real para o público em geral.

“O Brasil tem um grande potencial de crescimento na apicultura e possibilidade de chegar entre os primeiros produtores de mel do mundo. Inclusive, já conquistou por diversas vezes o título de melhor mel do mundo o que coloca nosso produto em visibilidade internacional. Por isso, eventos como este são importantes para que possamos manter e consolidar esta tradição, e principalmente, proporcionar ao público da cadeia produtiva apícola a oportunidade única de aprimorar conhecimentos, trocar experiências, adquirir produtos qualificados além de ter a oportunidade de realizar negócios”, explica o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC) e do 22º CONBRAPI Nésio Fernandes de Medeiros.

Na noite de abertura dos congressos, haverá o lançamento oficial do Dia Mundial das Abelhas no Brasil, que será instituído no dia 20 de maio, com a presença do embaixador da Eslovênia Alain Brian Bergant - país onde teve origem a resolução aprovada pela Assembléia Geral da ONU por unanimidade em dezembro de 2017.

“Estabelecer um Dia Mundial é um passo importante para a sua preservação das abelhas, garantindo a segurança alimentar global e a erradicação da fome em países em desenvolvimento.  É também um passo para prevenir maiores perdas de biodiversidade e de degradação de ecossistemas considerando que 75% das plantas dependem das abelhas para a polinização”, complementa o presidente da FAASC e do 22º CONBRAPI.

Durante os quatro dias de evento, as atividades estarão voltadas ao tema “Polinização, tecnologias, oportunidades e desafios para o criador de abelhas no Brasil” e acontecerão na EXPOVILLE, localizada às margens da BR 101 e próximo de quatro importantes aeroportos: Joinville, Navegantes, Curitiba e Florianópolis. São esperados cerca de 2.500 participantes de diversos estados brasileiros além do Chile e da Colômbia para o maior evento apícola já realizado no Brasil. Estão confirmados mais de 100 palestrantes nacionais e de outros países como Argentina, Uruguai e México, além de 70 outros eventos entre mesas redondas e oficinas com aulas práticas e teóricas.

Paralelo aos congressos terá a expofeira com lançamento de livros, equipamentos e tecnologias para apicultura e meliponicultura com a presença de empresas do Brasil e da Grécia. Durante o evento, serão escolhidos ainda os melhores mel e pólen além de venda ao público externo.

“Sediar um dos eventos considerado a grande vitrine da apicultura é o reconhecimento da nossa estrutura que permite a realização de eventos como diversos tamanhos e estilos de forma simultânea. Além disso, estamos localizados em uma região estratégia, às margens da BR 101, e próximos a importantes destinos catarinenses e da capital paranaense. Joinville também oferece uma série de atrativos turísticos além de ter uma excelente rede hoteleira características que cada vez atraem novos eventos a cada ano”, afirma o diretor comercial da EXPOVILLE Luciano Coradi.

Os congressos serão realizados pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a Federação das Associações de Apicultores e Meliponcultores de Santa Catarina (FAASC) e a EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Mais informações: http://www.conbrapi2018.com.br/

Asimp/EXPOVILLE

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.