Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Medida facilita a emissão de certificados de viagem pelo Ministério da Agricultura

Donos de pets que pretendem viajar com seus bichinhos podem voltar a fazer exame em laboratórios brasileiros para comprovação de que cães, gatos ou furões estão imunizados contra a raiva. Na quinta-feira (07) a União Europeia atualizou a lista de laboratórios autorizados no país, credenciando o Instituto Pasteur, de São Paulo, e o TECSA Laboratórios Ltda, de Belo Horizonte. Ambos podem atestar que os animais estão imunizados contra a doença, por meio da realização de sorologia.

A comprovação é necessária para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emita o Certificado Veterinário Internacional exigido para embarque dos animais.  O trânsito de pets entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem aceito pelos países de destino, atestando condições e histórico de saúde do animal, além  do atendimento às exigências sanitárias. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito expedidos por auditores das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

A suspensão do exame pelo Laboratório de Zoonoses de SP, habilitado pela UE causou transtornos a brasileiros que precisaram viajar para a Europa, com seu animal de companhia. Os proprietários passaram a ter que enviar as amostras para o exame sorológico para um dos laboratórios credenciados no Chile, Portugal ou Estados Unidos.

A lista de laboratórios autorizados pela União Europeia pode ser conferida no link: http://ec.europa.eu/food/animal/liveanimals/pets/approval_en.htm
 

Para saber mais sobre o transporte de pets, acesse a página do ministério no link:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao
Asimp/Mapa
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.