Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prazo foi discutido em reunião com representantes do governo e do setor produtivo

Governo e setor produtivo discutiram a proposta da Lei Plurianual Agrícola, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. Um dos temas foi o prazo do orçamento para o setor agropecuário. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar, atualmente o valor do investimento é definido por um ano. Mas a intenção é fixar o orçamento em 5 anos para reduzir a incerteza e aumentar a previsibilidade, ou seja, o produtor poderá se programar antes de plantar. “Com esse prazo, o produtor terá, por exemplo, a oportunidade de saber antecipadamente quanto de crédito terá disponível”, diz Nassar.

O secretário lembra que a agricultura está em expansão e o crédito rural precisa acompanhar esse crescimento. O governo pretende criar uma política de gestão de riscos, que unifica o seguro rural, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). “O que queremos é definir metas para orientar o governo na utilização dos mecanismos já existentes”, pontuou.

Outra mudança diz respeito aos mecanismos de proteção contra riscos climáticos, preços e renda. Hoje nem todos os agricultores têm acesso ao seguro rural. Com a lei, isto deverá ser ampliado. “Iremos tornar os mecanismos de proteção de renda mais seguro, com opções de contratos privados para todos os produtores”, disse o secretário.

A LPA é uma proposta da ministra Kátia Abreu, que pretende enviar o texto da nova lei ao Congresso Nacional em meados de agosto deste ano. “As metas pré-estabelecidas irão orientar o Plano Safra. O governo saberá antecipadamente qual será o estoque. Dessa forma, poderá utilizar melhor os recursos públicos principalmente porque não haverá formação de grandes volumes de safra”, afirma o secretário de Política Agrícola do ministério.

Asimp/Mapa
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.