Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Nacional de Abastecimento é o órgão responsável pela realização do cálculo do bônus

lista do mês de agosto com todos os produtos com bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) foi publicada na sexta-feira (5), no Diário Oficial da União, e já pode ser acessada. O feijão-caupi foi o produto que mais recebeu bônus. Os preços de mercado e os bônus de desconto tem validade para o período de 10 de agosto a 9 de setembro de 2022. 

O objetivo da Portaria é informar aos agentes financeiros, operadores do Pronaf, os produtos que têm direito e o percentual dos bônus de desconto a ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural.

O abacaxi (Sergipe) e o maracujá (Bahia) não tiveram bônus de desconto no mês passado, mas passarão a receber o bônus em agosto. Já o açaí (Acre), banana (Ceará, Paraíba e Pernambuco), borracha natural (Bahia e Maranhão), cacau (Amazonas, Pará, Rondônia, Bahia e Espírito Santo), castanha de caju (Piauí), feijão caupi (Tocantins, Maranhão e Mato Grosso) e laranja (Rio Grande do Sul, Pará e Bahia) continuam recebendo o bônus, segundo o documento.

Depois do feijão caupi no Mato Grosso, que recebeu o maior bônus de 39,14%, a laranja no Pará vem na segunda posição na lista com 39,04%, seguida do feijão caupi no Maranhão, com 36,05%.

Os produtores recebem o bônus quando os preços no mercado estiverem abaixo do preço de garantia do programa. Eles podem usar o bônus para descontar nas parcelas de financiamento do Pronaf. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Mapa, é o órgão responsável pela realização do cálculo do bônus. 

Danilly Nascimento/Asimp/*Com informações da Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.