Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O bem-estar dos animais e a manutenção da produtividade e dos custos de produção foram os principais desafios debatidos ontem, 9 de agosto, durante o Seminário Técnico Brasil Sul de Gestação Coletiva de Matrizes Suínas. O evento foi organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC, com entrada gratuita, e reuniu mais de 220 representantes de agroindústrias, técnicos, pesquisadores, professores e estudantes em Chapecó-SC. 

O seminário começou com a apresentação do Projeto Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil: Estratégias do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e setor privado para a adoção da gestação coletiva de matrizes suínas. Após, o pesquisador Osmar Dalla Costa falou sobre o papel da Embrapa Suínos e Aves na transição para a gestação coletiva. Ainda, dois painéis com representantes de agroindústrias compartilharam as experiências na gestação coletiva de matrizes suínas, que é o sistema de alojamento preconizado pelas práticas de bem-estar animal. 

O consultor da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Jurandi Machado, diz que uma das conclusões deste seminário “é que estamos resgatando uma experiência do passado, do fim dos anos 1960 e início dos 1970, que é a gestação coletiva, claro que com seus avanços tecnológicos. Vimos um resgate de um conhecimento que já existia, ou seja, não estamos ‘reinventando a roda’. Inclusive, com a tecnologia racionalizando e especializando a mão de obra, o que vai diminuir o esforço físico e, com certeza, manter a sucessão familiar, mas com uma visão empreendedora. É deixar de ser criador de suínos para ser empresário da suinocultura.” 

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, o seminário foi “uma excelente oportunidade de troca de experiências sobre a gestação coletiva para matrizes suínas, com uma abordagem muito prática sobre as diferentes possibilidades de adaptação de acordo com o nível de tecnologia aplicado.” Ele diz que “mesmo não havendo regulamentação nacional, é importante que a cadeia provoque este tipo de discussão visando se preparar para a pressão vinda de mercados externos e das crescentes exigências dos consumidores.”

Uma das organizadoras do seminário, Charli Ludtke, da Coordenação de Agregação de Valor da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa, diz que eventos como esse “são fundamentais para promover a troca de experiências com o setor produtivo, alinhar as políticas públicas e comprometer todos os atores envolvidos, de forma que possamos ampliar o grau de bem-estar dos animais, agregar valor aos produtos, manter a segurança dos alimentos e produzir com sustentabilidade”.

Já o pesquisador Osmar Dalla Costa, que lidera as pesquisas de bem-estar de suínos na Embrapa Suínos e Aves, diz que o sistema de baias coletivas já é uma realidade e que, para facilitar a transição do atual sistema individual, “será preciso investir em estudos em várias áreas, como manejo, equipamentos, nutrição e bem-estar, para adaptar o sistema de gestação coletivo às realidades da suinocultura brasileira”.

Outros quatro seminários técnicos devem ser realizados. O próximo vai acontecer durante a PorkExpo em outubro em Foz do Iguaçu-PR. O Seminário Técnico Brasil Sul de Gestação Coletiva de Matrizes Suínas teve apoio da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e do Nucleovet (Núcleo Oeste de Médicos Veterinários).

Lucas Scherer Cardoso/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.