Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Processo eletrônico vai reduzir em 72 horas tempo entre a indústria e o embarque das cargas

Modernizar o controle oficial das exportações e gerar economia de 72 horas para o exportador. Esses são apenas alguns dos benefícios que o Canal Azul (Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários) proporcionará. A plataforma foi lançada na terça-feira (24), pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em conjunto com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

“Por meio da integração do Canal Azul com os sistemas privados e com o Portal Único de Comércio Exterior, vamos eliminar etapas repetitivas e desnecessárias nos processos de exportação e de importação”, explicou a coordenadora-geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Edilene Cambraia.

Somente na cadeia de exportação da carne, a redução do tempo médio referente ao processo compreendido entre o carregamento dos contêineres na indústria e a realização do embarque nos navios poderá alcançar 72 horas.

O Canal Azul fará um direcionamento da fiscalização para operações com base no risco envolvido, disse Edilene, e vai ajudar a melhorar a transparência das atividades de fiscalização. A redução na quantidade de documentos exigidos também será um dos principais resultados da utilização do Sistema.

"É o Ministério da Agricultura desburocratizando e promovendo a competitividade das empresas brasileiras", afirmou a ministra, que parabenizou o professor da Universidade de São Paulo, Eduardo Mario Dias, pesquisador responsável pelo Canal Azul presente na cerimônia de lançamento.

O Canal Azul é um processo eletrônico de exportação e importação de mercadorias agropecuárias que foi desenvolvido pelo Grupo de Gestão em Automação e Gestão de Tecnologia da Informação (GAESI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O Mapa incorporou, por meio da Instrução Normativa 28 (de 23 de setembro de 2015), o programa ao Sistema de Informações Gerenciais de Trânsito Internacional (SIGVIG) e definiu um cronograma de implementação do Canal Azul para todas as cadeias do agronegócio.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.