Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os produtos incluídos na lista têm amortização no momento de pagar crédito do Pronaf

A relação dos produtos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito ao desconto em dezembro nas operações de crédito junto a instituições financeiras já está disponível.

O desconto é aplicado pelo banco que operou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sobre o valor do pagamento para os produtos da lista, para que os agricultores tenham assegurado, no mínimo, o custo de produção para garantir o pagamento.

O desconto para produtos e estados contemplados vale de 10 de dezembro deste ano a 9 de janeiro de 2020, conforme a Portaria 5.658, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os produtos que tiveram queda de preço de mercado terão descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito. O desconto concedido é correspondente a diferença entre o preço de mercado e o de garantia.

Os produtos com bônus são: açaí, babaçu (amêndoa), banana, borracha natural cultivada, cana de açúcar, castanha de caju, cebola, feijão caupi, leite de vaca, laranja, mamona em baga, manga, mel de abelha, raiz de mandioca, tomate e trigo.

Para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

Confira os produtos, estados e os bônus que estarão vigentes entre 10 de dezembro deste ano e 9 de janeiro de 2020: http://www.agricultura.gov.br/noticias/mapa-publica-produtos-da-agricultura-familiar-com-desconto-em-dezembro

Os estados que integram a lista deste mês são: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraná, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Algumas das culturas terão bônus acima de 53%, como é o caso da banana para agricultores de Pernambuco. O produto, que tem preço de garantia de R$ 11,34/20 kg, teve o preço de mercado no último mês registrado em R$ 5,26/20 kg, o que representa queda de 53,62%.

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.