Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Maringá, no Noroeste do Paraná, tem se destacado na produção de banana tipo prata, nanica e maçã pelo sabor e textura diferenciados das frutas. O agrônomo e técnico do Instituto Emater, Paulo Roberto Milagres, explica que o clima e o tipo de solo conferem uma característica única à fruta. “É mais doce, com textura suave e casca de coloração intensa”, descreve.

O interesse pela cultura foi despertado com o apoio do Instituo Emater, que desenvolveu pesquisas de solo para determinar o tipo de cultivo e adubos corretos para melhorar a qualidade dos bananais. Atualmente a envolve 15 produtores e a produção ainda é tímida, de 1,2 toneladas ao ano. Mas a qualidade fez com que o valor agregado crescesse em média 40% nos últimos 10 anos.

“O preço final da fruta segue o mercado. Mas com o uso de adubos corretos e técnicas de plantio para o tipo de solo e clima, o produto se tornou competitivo e a procura tem sido maior”, explica o técnico.

O município é o 10º produtor do Estado. Das 15 famílias que se dedicam exclusivamente ao cultivo de banana, oito se especializaram na produção da fruta orgânica e comercializam, unicamente, na feira do produtor de Maringá.

“A renda dessas famílias é gerada exclusivamente pelo cultivo da banana, elas não trabalham com outra cultura. A fruta tem sido uma boa alternativa para gerar renda em Maringá”, diz Milagres.

Geadas

O agrônomo explica também que o que difere as frutas de Maringá das produzidas no Litoral, por exemplo, é a frequência de geadas no município. “Isso diminui a incidência de pragas, como a sigatoka negra nas plantações”, disse.

No Litoral, a produção de bananas alcança as 4 mil toneladas ao ano. Guaratuba é a maior produtora (3,6 mil toneladas), segundo o Departamento Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Familiar

Homero Maestro Borges Junior é um dos produtores que optou pelo cultivo de banana. O negócio familiar vem da década de 90, mas a opção de continuar com a cultura como única opção de plantio é mais recente. “Meu pai começou com a plantação, mas a produção nunca foi muito expressiva na região, agora com as opções de adubação e correção de solo ficou mais interessante”, disse.

O apoio do Instituto Emater pesou na tomada de decisão, afirma o produtor. A Emater contribui também com novas tecnologias para aumentar a produtividade.No caso da propriedade de Homero Júnior os quatro hectares são aproveitados totalmente para o plantio. “Depois de conhecer as novidades, investimos para produzir mais em uma área pequena e tem dado certo”, afirmou.

Além de Maringá, a produção de banana tem ganhado espaço também em Marialva, Colorado e Paiçandu. “O objetivo é apoiar os pequenos produtores para levar produtos com mais qualidade até a mesa do consumidor”, afirma Roberto Milagres.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.