Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao receber as demandas de cada setor, a ministra pediu que cada área escolha duas demandas prioritárias para que façam parte da políticas públicas do ministério

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou na segunda-feira (03) da abertura da Conferência Nacional das Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa. O encontro reúne os 35 presidentes das câmaras para debater as demandas de cada setor.
A ministra destacou a intenção de intensificar a participação das Câmaras na construção das políticas públicas do Ministério. Segundo ela, é preciso aumentar a efetividade das câmaras e trabalhar os temas de forma estruturada. “Queremos desburocratizar e fazer as coisas caminharem”, disse.
Tereza Cristina também ressaltou a necessidade da participação das Câmaras na elaboração do Plano Plurianual, que estabelece os objetivos a médio prazo para a pasta. “Tenho certeza de que o PPA será muito mais rico do que se a gente fizer só aqui no Ministério”.

O secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio, lembrou que as Câmaras devem focar nos assuntos sobre os quais o Ministério tem governança, como abastecimento, crédito rural, defesa agropecuária, cooperativismo, assistência técnica, pesquisa e inovação e abertura de mercado. “A nossa expectativa é que as Câmaras nos pautem e sejam propositivas especialmente nesses grupos de políticas públicas”, disse.
O diretor de Estudos e Prospecção, Luís Rangel, disse que é preciso estruturar as Câmaras para que elas consigam ter efetividade na formação das políticas públicas do Ministério. "É um processo complexo mas extremamente rico”.
O coordenador geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Helinton Rocha, disse que o objetivo do encontro é fazer possíveis adaptações em prol da produtividade das Câmaras para que elas façam cada dia mais propostas exequíveis e que facilitem o processo decisório do Ministério da Agricultura.
As Câmaras reúnem entidades representativas de produtores, empresários, instituições bancárias e outros parceiros no setor, além de representantes de órgãos públicos e de técnicos governamentais.
Demandas
À tarde, a ministra Tereza Cristina se reuniu com os presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas. Os setores apresentaram diversas demandas relacionadas a crédito e seguro agrícola e à abertura do mercado internacional para os produtos brasileiros. Também foram apresentadas preocupações com melhorias na infraestrutura e logística e com a tabela de fretes.
Representantes dos setores participantes também abordaram a importância de acelerar o processo de autocontrole, no qual o fabricante fica responsável pela qualidade do produto e o Estado fiscaliza. Os subcomitês sobre as áreas prioritárias que irão adotar o sistema devem ser instalados até o dia 15 de junho.
Participaram da reunião representantes das seguintes Câmaras Setoriais: carne bovina, aves e suínos, caprinos, ovinos, pescado, equidiocultura, PETs, mel, leite, soja, milho, arroz, feijão, algodão, tabaco, culturas de inverno, fruticultura, citricultura, mandioca, cacau, hortaliças, flores, vinho e cachaça, açúcar e álcool, biodiesel, palma de óleo, florestas plantadas, borracha e erva mate. Nas câmaras temáticas, participaram os setores de agricultura sustentável e irrigação, agricultura orgânica, infraestrutura e logística, insumos agropecuários, crédito, seguro e comercialização.
Ao receber as demandas de cada setor, a ministra pediu que cada área escolha duas demandas prioritárias para que façam parte da políticas públicas do ministério.

“Priorizem o que é mais sensível para cada setor. Não é que vamos deixar de tratar das outras, mas precisamos colocar data para resolver as prioridades. Essas prioridades que vocês nos colocarão serão as prioridades das políticas públicas que o ministério vai seguir em cada um dos segmentos”, disse.
Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.