Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Seminário acontece nesta sexta-feira (8), a partir das 8h30, na Casa do Criador do Parque Governador Ney Braga. Participam o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento e pesquisadores do IDR-Paraná.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) participam na ExpoLondrina do seminário sobre estratégias para otimizar o aproveitamento de fertilizantes na agricultura paranaense. O evento está programado para hoje (8), a partir das 8h30, na Casa do Criador.

“É preciso ter um adequado balanço de nutrientes no solo. Por isso recomendamos que o agricultor, antes de contrair um custo à toa, examine a fundo a sua própria realidade para ter economia de fertilizante e, assim mesmo, obter bom desempenho e boas produtividades”, afirma Ortigara. “Torcemos para que o Brasil possa, a médio prazo, implementar bem seu plano de fertilizantes, reduzindo a dependência do mundo e, no curto prazo, que gente consiga boas safras, mesmo com a possível escassez desse elemento importante”.

A substituição, total ou parcial, de fertilizantes químicos por resíduos da criação de animais será abordada pela pesquisadora Graziela Moraes Cesare Barbosa. “Se o agricultor tem esses dejetos na propriedade, o custo é só com máquina, combustível e pessoal para a aplicação”, aponta.

Dejetos de suínos, aves e bovinos podem ser aproveitados. A pesquisadora vai mostrar como é possível, com uso de um densímetro, saber a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio presente nos dejetos e, dessa forma, calcular o volume a ser utilizado e a necessidade ou não de complementar com fertilizante químico.

Densímetro é um instrumento de laboratório — parecido com aquele que se vê nas bombas dos postos de combustível — que pode ser encontrado com facilidade no comércio, segundo Graziela.

O pesquisador Cezar Francisco Araújo Júnior sustenta que é possível modificar o perfil do solo para favorecer o desenvolvimento das raízes das plantas e, assim, reduzir o estresse das lavouras para melhorar o aproveitamento de água e nutrientes.

Cobertura vegetal permanente, revolvimento mínimo, diversificação de cultivos e manejo integrado de plantas invasoras são, dentre outras, algumas técnicas que o pesquisador vai discutir com o público. “São práticas que aumentam o carbono orgânico no solo e, consequentemente, a capacidade de troca de cátions, contribuindo para a ciclagem de nutrientes e eficiência do uso de fertilizantes”, ensina.

As inscrições para o seminário “Estratégias para o uso eficiente de fertilizantes” podem ser feitas sem custo no endereço www.idrparana.pr.gov.br.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.