Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais dez técnicos deverão ser nomeados até 2019

A partir de agora, o Brasil terá seis novos adidos agrícolas, três mulheres e três homens, designados para Tailândia, Índia, Vietnã, Arábia Saudita, Coréia do Sul e México. O mandato é de dois anos, passível de renovação por mais dois.

Os decretos de nomeação assinados pelo presidente Michel Temer foram publicados na sexta-feira (10), no Diário Oficial da União, de acordo com lista de nomes selecionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que foi também submetida à análise do Ministério das Relações Exteriores.
 

Foram designados ainda os adidos agrícolas na Argentina, África e Rússia e reconduzidos aos cargos os representantes do Brasil na União Européia, Genebra e Estados Unidos.


O Mapa agora conta com 15 adidos agrícolas. “Até 2019, o Brasil deverá ter mais 10, somando 25 adidos, que atuarão em mais de 41 países e blocos econômicos”, disse Odilson Ribeiro e Silva, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério. “Eles estarão presentes em mercados importantes onde o nosso país mantenha acordos de cooperação ou parcerias estratégicas.”
 

Seleção de candidatos

A base da seleção para o quadro de acesso de adidos agrícolas é organizada pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa e Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro). Os candidatos são treinados, capacitados e integram lista tríplice para escolha do ministro da Agricultura. Após essa primeira seleção, os nomes são submetidos à consulta do Ministério das Relações Exteriores e enviados para designação pelo presidente da República.
 

As atribuições de um adido agrícola abrangem a diversidade de assuntos técnicos da agricultura no mundo. Entre suas tarefas mais relevantes estão a busca por melhores condições de acesso a produtos do agronegócio, análises e estudos sobre as políticas agrícolas e legislações de interesse da agricultura brasileira.
 

Outras atividades envolvem a participação brasileira em eventos de interesse do agronegócio, questões sanitárias e fitossanitárias, cooperação na área agrícola, além de políticas ambientais, de combate à fome e de desenvolvimento rural.

Quem são os novos adidos agrícolas
Maria Eduarda de Serra Machado – Tailândia
Dalci de Jesus Bagolin – Índia
Bivanilda Almeida Tápias - México
Thiago Charão de Oliveira – Vietnã
Marcel Moreira Pinto – Arábia Saudita
Gutemberg Barone de Araújo Nojosa – Coréia do Sul
Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.