Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

BelaSafra segue até sexta-feira (1º), em  Cambé/PR, apresentando modernas ferramentas para maximizar a produtividade nas safras de inverno e verão
Não é segredo que o sucesso de uma safra começa no planejamento. Otimizar processos e aproveitar ao máximo a propriedade é fundamental para aumentar o rendimento e a produtividade na lavoura. O BelaSafra, que acontece nesta semana em Cambé/PR, é uma boa oportunidade para conhecer novos processos e tecnologias, como os lançamentos em cultivares de trigo. O trigo semeado no inverno traz benefícios para quem planta soja no verão, além de diluir os custos da propriedade e agregar rentabilidade no inverno.

Nesta 18ª edição do BelaSafra, estão entre os destaques cultivares de trigo que oferecem mais opções de escalonamento da produção entre a soja e o trigo. Segundo o supervisor comercial da Biotrigo para o estado do Paraná, Bruno Leonardo Alves, a cultivar TBIO Ponteiro, que possui um ciclo médio/tardio, é uma tecnologia interessante para o produtor de trigo para abrir a semeadura. “O TBIO Ponteiro possui um potencial de rendimento elevado e ainda se destaca pelo excelente pacote fitossanitário e pela tolerância ao Alumínio tóxico, trazendo maior tolerância à seca em anos de estiagem. Essas características permitem maior estabilidade produtiva na safra. Outra vantagem de seu ciclo é a possibilidade de combiná-lo a trigos mais precoces, possibilitando um melhor planejamento da semeadura até a colheita”, explica.

Sérgio Granado, engenheiro agrônomo de São Jerônimo da Serra, semeou a cultivar TBIO Ponteiro na safra passada e observou de perto esses diferenciais da cultivar. Segundo ele, mesmo com um ano de seca, a produtividade foi muito boa. “O TBIO Ponteiro conseguiu, mesmo com todas as condições climáticas desfavoráveis em minha região, se estabelecer, se desenvolver e apresentar uma performance muito boa. Esse realmente foi um diferencial quando comparado a outros materiais que tínhamos na propriedade, plantados lado a lado com ele. Produzindo nessas condições, mostrou ter uma grande estabilidade e nos faz crer que, em condições normais, a cultivar deva nos proporcionar altos tetos produtivos”, destaca. Granado ainda destacou o alto nível de resistência ao oídio, doença prevalente nas duas últimas safras, comum em anos mais secos. A nova tecnologia será multiplicada em 2019 e comercializada em 2020.

Trigo branqueador com sanidade inédita

Outra novidade que também chega ao produtor para multiplicação já na próxima safra e para comercialização em 2020 é o TBIO Duque. Deodato Matias Junior, supervisor comercial da Biotrigo para o Paraná, São Paulo e Cerrado, explica que a cultivar, classificada como trigo branqueador, possui ótima qualidade industrial para panificação e se diferencia entre outros trigos branqueadores do mercado pela excelente sanidade, o que facilita a condução da lavoura. “Trigos classificados como branqueadores normalmente apresentam sensibilidade à germinação na espiga e alta suscetibilidade às principais doenças do trigo, tanto foliares quanto de espiga, visto que seus pais apresentam estas características e, apesar de serem produtivos e apresentarem ótima qualidade, exigem mais cuidado no manejo. No caso do TBIO Duque, o material apresenta ciclo, sanidade e produtividade diferenciada, além da qualidade industrial desejada pelos moinhos possibilitando uma maior liquidez aos produtores”, comenta.

O TBIO Duque é o primeiro filho branqueador de TBIO Toruk, a cultivar mais semeada do Brasil. Deodato compara a nova cultivar branqueadora a TBIO Audaz em termos de ciclo, potencial e manejo no campo. “O TBIO Duque é um trigo pão branqueador que fará parte do portfólio aberto da Biotrigo. Se segregado, agregará ainda mais valor a quem o semear oferecendo ótima segurança contra as principais enfermidades da cultura e, especialmente, comparado aos seus concorrentes deste segmento, um maior nível de segurança contra a chuva em pré-colheita,”. Outra vantagem é a sua ampla área de adaptação, incluindo zonas tritícolas de climas frio e quente.

BelaSafra 2019

A 18ª edição do BelaSafra, considerada a maior vitrine de soluções tecnológicas para o agronegócio do Paraná, acontece entre 29 de janeiro a 1º de fevereiro, na Unidade de Difusão de Tecnologia da Belagrícola (antigo Buffet Arejo), em Cambé (PR). A expectativa é atrair mais de 8 mil pessoas até sexta-feira.
Segundo o coordenador de Alta Tecnologia e Nutrição da Belagrícola, Fernando Melatti Moreira, a proposta do tema do BelaSafra deste ano – “Caminho da produtividade” – é mostrar ao agricultor tudo o que envolve e precisa ser discutido e aplicado para se alcançar uma maior produtividade. “Começa desde o manejo do solo, passando pela nutrição e proteção das plantas até a gestão de informação para a tomada de decisões. É aprender a ter uma visão macro sobre a propriedade e todas as variáveis que interferem no sistema produtivo”, destaca.
Asimp/BelaSafra

#JornalUnião

Para abrir a semeadura, trigo de ciclo médio/tardio - Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.