Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos últimos anos, o Brasil aumentou consideravelmente a sua capacidade de realizar o mapeamento das áreas cultivadas. Enquanto em 2019 esse número era de 656,7 mil hectares, em 2021, ele passou para 17,5 milhões de ha. Entre as razões para este avanço, está o uso de novas tecnologias na realização deste trabalho.

Este mapeamento, de responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é realizado por meio de sensoriamento remoto. O objetivo é contribuir com a estimativa de área e de produtividade, oferecendo informações precisas sobre a distribuição geográfica em cada estado.

O resultado deste trabalho serve como auxílio na análise da informação declarada. Na estimativa de produtividade, o conhecimento da localização das áreas de cultivo permite o monitoramento das áreas produtivas através de parâmetros agrometeorológicos. Isso auxilia na geração de indicativos mais precisos sobre a previsão de rendimento das lavouras, por exemplo.

Todos os dados apurados são publicados pela Conab, mensalmente, no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA). O estudo é resultado da parceria entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

Por meio deste boletim, a Conab publica informações sobre as condições agrometeorológicas e o comportamento das lavouras em imagens de satélites e no campo. Essas informações auxiliam a realização das estimativas de safra realizadas pela Companhia, todos os meses.

Referência

A expertise da Conab tornou-a uma referência no setor. Tanto que, na terça-feira (24), representantes da empresa foram convidados para participar do evento "Agro: tecnologias e aplicações espaciais", promovido pela Agência Espacial Brasileira. O objetivo foi contribuir com o tema, apresentando estudos de casos e soluções inovadoras que a Companhia utiliza. O seminário ocorreu no auditório do SESI/SENAI em Cuiabá, Mato Grosso.

O encontro também foi uma oportunidade dos técnicos da Conab enumerarem as principais oportunidades e desafios para este segmento. Entre elas foram citadas: a diversidade de cultivos e tecnologia de manejo, a necessidade de treinamento constante da equipe, a concentração do calendário de cultivos anuais, como a soja e o milho, para deslocamento em campo, a equipe reduzida com experiência para o processamento e a análise de dados.

Ascom/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.