Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em fase de divulgação a iniciativa já mostra resultados

Em janeiro de 2017 a Associação dos Cotonicultores Paranaenses, ACOPAR, junto com o Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, iniciou um projeto com o objetivo de mostrar aos agricultores a viabilidade da plantação de algodão. O Paraná que já foi um dos maiores produtores dessa cultura no Brasil, até o início de 1990, teve sua produção diminuída drasticamente devido a uma série de fatores, como surgimento de pragas, doenças e baixos preços. Com o plantio do tipo safrinha em rotação com a soja e o trigo, a iniciativa tem estudado a possibilidade da retomada da produção de forma que possa atender o parque têxtil paranaense.

Para o desenvolvimento da proposta a ACOPAR espera realizar dez experimentos por ano em que cada um contemple uma área de cinco hectares em parceria com os produtores. Segundo o engenheiro agrônomo e presidente da ACOPAR, Almir Montecelli, a fase atual do projeto é a de difusão da tecnologia, “a gente faz uma área oferecendo nossa assistência técnica e o agricultor faz uma outra área, assim difundimos, além da ideia, as tecnologias. Ele acompanha o que a gente faz na nossa lavoura para ele poder fazer igual.”

De acordo com Montecelli através de um novo zoneamento de algodão feito para o Estado os resultados têm sido atingidos. “Nós estamos alcançando uma produtividade média de 500 arrobas por alqueire ou 200 arrobas por hectare que a nível de Paraná é uma boa produtividade, mas ainda a nível de Brasil é uma produtividade pequena.  Sendo que com mais investimento, principalmente na questão de solo e adubação a gente deve alcançar os níveis de produtividade que tem no resto Brasil.”

Os experimentos, que agora passam a ser também áreas comercias dos agricultores, estão em aproximadamente nove munícipios: Cambará, Andirá, Jataizinho, Ibiporã, Sertanópolis, Pitangueiras, Barbosa Ferraz, Perobal e Assaí. E o projeto continua buscando mais produtores que tenham condição de absorver nova tecnologia e possuam maquinários e terras disponíveis.

Lais Rodrigues - Projeto de Extensão Agência de Comunicação Integrada Unopar

Curso de Jornalismo - Coordenadores: Profª Liberaci Pascuetto Perin/Prof. Guilherme Lima

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.