Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O criador da agricultura sintrópica é referência internacional e estará pela primeira vez em Londrina

O 3º. Conexão Agro - Agricultura Sintrópica, que trará a Londrina o suíço Ernst Götsch para palestra e curso sobre sistema agroflorestal em larga escala, de 28 a 30 de novembro, está atraindo participantes de vários estados, entre eles Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Criador da agricultura sintrópica, Ernst é referência internacional e estará pela primeira vez em Londrina e região.

Promovido pelo portal de notícias londrinense Conexão Agro, o evento inclui na programação palestra, no dia 28,  às 14 horas, no Recinto Milton Alcover, Parque Governador Ney Braga, em Londrina. Nos dois dias seguintes, 29 e 30, Ernest ministrará o curso teórico e prático “Agricultura Sintrópica e Sistema Agroflorestal”, na Terra Planta Orgânicos - Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia (PR). As inscrições para o curso se esgotaram, mas há vagas para a palestra. As inscrições podem ser feitas na plataforma sympla.com.br.

Formado por um público diversificado, os inscritos no evento são produtores rurais, agrônomos, pesquisadores, estudantes, agentes de políticas públicas e outros profissionais das cadeias produtivas agrícolas e pecuárias.

O agricultor Luís Fernando Moraes Novaes é um dos participantes que vai viajar mais de 600 quilômetros para participar da palestra e do curso com Ernst Götsch. Ele vem do Mato Grosso do Sul, onde possui duas propriedades com 300 hectares cada, na região de Maracaju e Niaque.

Novaes já cultiva agricultura orgânica com certificação e está iniciando a pecuária de cerrado, que pretende obter certificado de orgânica. “Sempre assisti os vídeos do Ernst sobre agricultura sintrópica e vejo várias possibilidades de implantação nas minhas áreas. Este ano, vou fazer um modelo pequeno para ter contato em 1 hectare. O que está me interessando neste curso é a possibilidade de adquirir embasamento para um salto para a agricultura sintrópica em larga escala. Acredito que o Ernst trará bastante novidade em relação ao desenvolvimento da mecanização para o sistema”, afirma Novaes.

O agricultor ressalta que novas tecnologias são importantes para a difusão da agricultura sintrópica entre os produtores.“Acho que investir em agrofloresta e agricultura sintrópica é uma forma de ir para a prática do que considero uma agricultura mais diversificada biologicamente, mais sustentável, como diz uma frase do próprio Ernst: ‘água se planta’. Mantendo o solo com mais saúde, vamos fazer com que a terra produza mais saúde e o sistema se torne mais sustentável de fato”, explica o agricultor.

Entre os participantes está também o representante de uma organização humanitária de assistência a refugiados de Maringá. Gabriel Prado é fundador da Associação Cristã Abuna, que tem parcerias com organismos internacionais. A entidade acolhe imigrantes em situação de risco e  pretende oferecer capacitação em agricultura sintrópica aos acolhidos.

A entidade recebeu uma área recentemente, onde pretende trabalhar com agricultura regenerativa. “Teremos um espaço reservado para a agrofloresta. A ideia é que tudo o que for produzido servirá para manter o projeto, desde alimentação da nossa equipe e dos acolhidos e  geração de renda para eles”, prevê Prado, que fará o curso para repassar as técnicas aos imigrantes que trabalham na área do agro.

Conexão Agro

O site de notícias Conexão Agro, especializado em jornalismo agropecuário, quer contribuir com o desenvolvimento do setor por meio da realização de eventos.

No ano passado, trouxe a Londrina o fundador do Horus Aeronaves, Fabrício Hertz, de Florianópolis (SC),  uma das principais startups do segmento do agronegócio no Brasil.

O professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Paulo César Sentelhas,  foi o convidado para falar sobre os impactos das mudanças climáticas, na ExpoLondrina 2019.

O 3º Conexão Agro tem apoios da Terra Planta Orgânicos, Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (MAIS), Sociedade Rural do Paraná (SRP), EM.1, Sindicato Rural Patronal de Londrina e Sistema FAEP/SENAR.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.