Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estado respondeu por 34,4% das embarcações da proteína, no Brasil, no ano passado

A avicultura paranaense mostrou força, ao superar a crise econômica no país em 2015, e apresentou índices de crescimento em abate e exportação. Alavancado pela alta do dólar e desvalorização do real, o Paraná embarcou 1,48 milhão de toneladas de carne de frango, contra 1,28 milhão de toneladas em 2014. Um aumento de 15,6%, o que representou um faturamento de US$ 2.373.027.368. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Com isso, o Estado, maior produtor e exportador de carne de frango do país, respondeu por 34,4% do volume total embarcado pelo Brasil. “A crise interna não afetou o consumo que ultrapassa as fronteiras, a avicultura do Estado cresceu em vendas internacionais e conquistou novos mercados para comercialização”, analisa o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins.

A produtividade acompanhou o crescimento da demanda e registrou aumento de 7,3%, segundo dados do sindicato. Em 2015, 1,68 bilhão de aves foram abatidas, enquanto em 2014 o número era de 1,56 bilhão. Desse total, aproximadamente 35% foi destinado ao mercado externo e 65% ao consumo interno.

Expectativas

De acordo com as previsões do Sindiavipar, em 2016, o crescimento deve se manter e atingir um percentual de 4% a 6%. “Precisamos ter a competência e o planejamento adequado. Ainda acho que o Paraná vai continuar crescendo. Eu ousaria dizer que o Estado, dentro de mais ou menos cinco a sete anos, vai responder por 50% das exportações de frango do Brasil, exatamente em função da estrutura instalada e sedimentada aqui, com empresários responsáveis e arrojados, cooperativas e grandes empresas”, afirma o presidente do sindicato.

Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.