Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Região dos Campos Gerais, no Paraná, é uma das principais bacias produtoras de leite do país

A produção de leite, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totalizou mais de 24,05 bilhões de litros em 2015. A região Sul do país possui as microrregiões mais expressivas, com volume acima de 60 mil litros por quilômetro quadrado ao ano.

A região dos Campos Gerais possui uma elevada média de densidade de produção. A produtividade média por vaca ordenhada dos cooperados da Frísia Cooperativa Agroindustrial é de 8.000 litros/ano, número bem superior se comparado com à média nacional, de 1.480 litros anuais.

A produção de leite da região está em constante crescimento.  De 2012 a 2015, a Frísia aumentou em 40% o volume de leite processado. Hoje a cooperativa processa 500 mil litros de leite por dia, chegando a 15 milhões de litros por mês.

A região também é referência em produção e qualidade. As fazendas cooperadas possuem um controle de qualidade de conforto animal e seguem boas práticas de produção, como alimentação balanceada e acompanhamento veterinário e zootécnico.

Com todas essas características, Carambeí é palco da ExpoFrísia 2016. A feira tem como objetivo estimular a troca de experiências entre cooperados, empresários e produtores da região, além de apresentar as mais recentes novidades científicas e tecnológicas.

Rebanho holandês

Atualmente cerca de 80% dos cooperados da Frísia optam pela raça holandesa, seguida pela raça Jersey, com 5%. A predominância da holandesa, com média de 30 l/dia, reflete na produção local. A raça, conhecida por sua produtividade e lucratividade, é a mais criada em países como Estados Unidos, chegando a 90% da população de vacas leiteiras (Hoard'sDairyman).

ExpoFrísia

A ExpoFrísia 2016 reúne o que há de mais moderno e inovador na produção leiteira e em grãos. São aproximadamente 15 mil pessoas que visitam o evento para acompanhar palestras técnicas, julgamentos e o Clube de Bezerras. A feira é organizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial no município de Carambeí, na região dos Campos Gerais (PR).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.