Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um dos maiores eventos da área de solo, a RBMCSA será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro em Foz do Iguaçu

Após 26 anos, o Paraná volta a sediar a Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água (RBMCSA), que chega a sua vigésima edição consolidada como o principal fórummultidisciplinar para discussões técnico-científicas e delineamento de alternativas para a conservação do solo e da água no Brasil. O evento será realizado entre os dias 20 e 24 de novembro de 2016, no Centro de Eventos do Golden Park, em Foz do Iguaçu, com o tema “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e a conservação do solo e da água”.

Com promoção da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a RBMCSA é organizada pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Nepar-SBCS) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Evento técnico científico e de inovação tecnológica, a RBMCSA  tem por objetivo promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros, além de contribuir com soluções sobre o aumento de produção aliado à conservação das terras agrícolas.

A programação do evento mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia e até mesmo aspectos legais que envolvem a conservação do solo. São convidados a contribuir, professores e pesquisadores da mais alta qualificação e experiência, além de empresas e representantes da administração pública que tem ação interfacial com o tema. Serão quatro dias de intensos debates, onde serão realizadas quatro palestras em sessão plenária única e quatorze painéis de discussão técnica com duas ou três contribuições técnicas em cada, o que irá proporcionar aos congressistas a discussão e a apropriação de extenso conteúdo técnico.

Estão programados, para os quatro dias de evento, a realização de 4 conferências, 3 mesas redondas, 10 sessões técnicas, 3 minicursos e duas visitas técnicas. Também serão apresentados 458 trabalhos científicos, já inscritos, na forma oral ou de pôsteres, com resultados de pesquisa atuais e inovadores de todas as subcomissões científicas ligadas ao manejo e conservação do solo.

O segundo, terceiro e quarto dias têm grades de trabalho semelhantes: duas plenárias pela manhã, das 9h às 12h, sessões técnicas à tarde, das 13h30 às 18h.  No último dia, das 9h às 18h, haverá uma visita técnica em paralelo com 3 minicursos que acontecerão no período da manhã e tarde. O primeiro dia (domingo) será dedicado à recepção dos participantes e credenciamento, conferência de abertura, seguida de coquetel de confraternização na área de exposição, a partir das 18 horas.

Cidade Das Cataratas

A cidade das Cataratas foi escolhida para sediar o evento por três motivos: a profunda ligação da região com o tema por situar-se na convergência de duas das maiores bacias hidrográficas do Brasil, a do Rio Paraná e a do Rio Iguaçu, que são precursoras da formação da Bacia do Prata, uma das mais importantes da América do Sul; por ser uma região de solos dos mais férteis do Brasil, que abrigam uma agricultura extremamente moderna e produtiva, além das belezas e encantos naturais das suas cachoeiras e parques em conjunto com boa malha aérea, capaz de receber participantes de todo o País.

Últimas vagas para se inscrever na 20ª RBMCSA

Abertas novamente, inscrições foram prorrogadas até o dia 8 de novembro; garanta sua vaga agora!

A comissão organizadora da 20ª. Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo abriu novamente as inscrições para o evento que vai acontecer de 20  24 de novembro, no Centro de Eventos do Golden Park , em Foz do Iguaçu. Desta forma, os interessados que não conseguiram se inscrever até o último dia 20 de outubro,  terão a oportunidade agora de fazê-lo até o dia 8 de novembro. Após esta data, as inscrições serão realizadas somente no local do evento, sem descontos, dependendo da disponibilidade de vagas.

Para aqueles que se inscreveram e ainda não pagaram, o prazo também termina no dia 8. Caso contrário, essas inscrições serão canceladas.

Com o tema “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e água”, o encontro recebeu 458 resumos e mais de 600 inscritos até o momento.

Venha você também fazer parte desta discussão e promover o uso sustentável dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros e contribuir com soluções sobre o aumento de produção aliado à conservação das terras agrícolas.

Para mais informação sobre valores, programação do evento e hospedagem acesse o site do evento www.rbmcsa2016.com.br.

Vera Barão/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.