Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Palestras e workshops aproximam homem do campo às tecnologias voltadas para a agricultura de precisão; soluções apresentadas podem ser implementadas também por produtores rurais de pequenas propriedades

A vida do produtor rural não é a mesma após o advento da Tecnologia da Informação (TI).  Hoje, o homem do campo não precisa mais manter todas as informações de sua plantação na memória e, para gerenciar a lavoura, ele conta com a ajuda de softwares dirigidos para a agricultura, que auxiliam na hora de tomar decisões e alcançar melhores resultados. E, neste ano, os interessados em conhecer as novidades do segmento de TI para facilitar a rotina na propriedade rural, poderão participar das atividades do Pavilhão Smart Agro, na 57ª edição da Expo Londrina, que começa no dia 30 de março.

A realização do Pavilhão Smart Agro é do Sebrae/PR, da Sociedade Rural e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), com apoio do Fomento Paraná, Sercomtel, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Segundo Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o espaço vai apresentar as novas tecnologias para o homem do campo. A programação conta com workshops e palestras que vão abordar assuntos como logística, rastreabilidade e Internet of Things (IOT), cuja tradução é a Internet das Coisas.

“É necessário ter consciência de que a tecnologia na agricultura não está apenas nos inúmeros botões de uma colheitadeira, mas também na tela do computador, calculando cada gasto e poupando cada centavo. E isso vale para produtores rurais de pequeno porte e até para microempreendedores individuais. A TI pode ajudar na precisão de informações sobre tipos de solo, condições climáticas, culturas cultivadas, definição de cronograma para adubação e maquinários existentes para que o empresário consiga gerir sua safra com eficiência e economia”, afirma Bianchi.

Estarão presentes no Pavilhão empresas como IBM, Microsoft, Intertec e Instituto Senai de Tecnologia, que desenvolvem ferramentas para facilitar a vida do homem do campo.

Hackathon Smart Agro

Outra atração da Expo Londrina na área de TI será a 2ª edição do Hackathon Smart Agro, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de abril. O Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em empresas de base tecnológicas que podem ser replicadas, que são as startups. A proposta do Hackathon Smart Agro é estimular novos negócios relacionados à logística, à produtividade e à segurança alimentar no agronegócio. A plataforma utilizada será a Bluemix da IBM.

Fabrício Bianchi destaca que a primeira edição da competição, no ano passado, foi um sucesso. “Os negócios voltados ao desenvolvimento de soluções para o campo têm se mostrado um nicho de mercado com potencial de crescimento. O agronegócio, que é dos setores que gera riquezas para o Brasil, também propicia um ambiente oportuno para a geração de novas empresas na área de TI. A realização do 1º do Hackathon Smart Agro deu um impulso no setor. Na ocasião, foram selecionados 18 projetos, entre os quais 13 estão sendo acompanhados pelo Sebrae/PR, e três estão incubados”, diz Bianchi.

A Sociedade Rural já anunciou a montagem de uma aceleradora para startups do agronegócio. Serão convidados até seis projetos do Hackathon 2017 para serem acelerados, por meio de mentoria, assessoria jurídica e técnica durante seis meses.

As vagas para o Hackathon Smart Agro são limitadas. As inscrições devem ser realizadas de forma individual, por participante, e a idade mínima é 18 anos. Para acessar o regulamento e se inscrever os interessados devem acessar o endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/hackathon---smart-agro__117408.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.