Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre as frutas, mamão apresentou queda em todas as centrais de abastecimento pesquisadas no País

A cebola e a cenoura foram os produtos com maior queda de preço nas principais centrais de abastecimento do País no mês de junho. É o que revela o 7º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, divulgado, ontem (19), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A entrada da safra de cebola do Nordeste e do Centro-Oeste impulsionou os valores para baixo. No caso da cenoura, a queda de preços que começou em março/abril continuou em junho nas principais Ceasas do País. Esse movimento descendente ficou entre 19,71% no Rio de Janeiro/RJ e 43,28% em Vitória/ES.

Na contramão das duas hortaliças, a alface foi comercializada em São Paulo/SP com aumento de 106,55%, provocado pelas chuvas e geadas de junho nos municípios paulistas. Como parte da alface produzida no Rio de Janeiro, acabou sendo comercializada em SP, os preços no mercado carioca apresentaram alta de 26,60%. Em Curitiba/PR, o preço aumentou 64,54% em relação a maio, devido ao frio intenso no Paraná.

Batata e tomate tiveram movimentos de preços não uniformes.

Frutas

Os preços das frutas não apresentaram tendência de alta ou baixa dominante. Com exceção do mamão, que apresentou queda de preços em todas as Ceasas analisadas, com índices variando entre 26,37% e 72,53%. A melancia apresentou tendência de queda de preços em seis dos oito mercados analisados. A oferta da banana e da laranja começou a cair e tende a diminuir nos próximos meses, provocando uma moderada elevação nos preços. A maçã também teve redução na oferta e consequente alta de preços, mas a tendência deve se inverter nos próximos meses com a entrada das safras da Região Sul.

O levantamento é feito mensalmente nos mercados atacadistas, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab. Para análise do comportamento dos preços em junho, foram considerados os principais entrepostos dos Estados de SP, MG, RJ, ES, GO, DF, CE, PE e PR.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.