Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro pontuou medidas para trazer estabilidade para o setor e reforçou oportunidades, como a ampliação das exportações do agronegócio brasileiro

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizaram reunião para debater ações estratégicas para fortalecer a agropecuária brasileira e abordaram os desafios do setor. O encontro foi realizado na terça-feira (27), no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Conversei com o ministro Carlos Fávaro e falamos das parcerias estratégicas do setor e de ações futuras para aquecer setores da agropecuária. O trabalho do Governo Federal continua”, reforçou o presidente Lula.

Na ocasião, o ministro Fávaro detalhou que tratou com o presidente sobre ações que estão sendo realizadas para fortalecer a estabilidade da agropecuária brasileira. Pontuou, ainda, que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem fazendo o acompanhamento da safra, que atualmente está em cerca de 40% da colheita, para elaborar propostas conforme se apresenta o desempenho da produção, visando enfrentar qualquer dificuldade vivenciada pelo produtor nacional.

“Falamos sobre o momento da agropecuária e o presidente determinou que a gente continue a construção de medidas para minimizar qualquer impacto no setor. Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Fazenda e o BNDES. Vamos ajudar quem precisa e devemos anunciar medidas em março", explicou o ministro Fávaro. “Não é uma crise. Precisamos evitar inadimplência e atender quem teve problema de safra, para trazer tranquilidade para este setor que está sendo uma mola precursora da economia brasileira”, completou.

Durante coletiva de imprensa, o ministro Fávaro evidenciou o trabalho que vem sendo realizado em apoio ao agronegócio, trazendo segurança jurídica para o setor. Exemplificou citando que em 2023 foram abertas 78 novas possibilidade de mercado para o Brasil, em 39 países, superando os números dos últimos quatro anos. Ainda, completou reforçando que neste ano o ritmo está ainda mais acelerado, com 16 novos mercados, um recorde bimestral.

Também foi debatido na reunião os esforços do Mapa para ampliar a exportação de carnes para a União Africana. A iniciativa parte de um pedido do presidente Lula, que identificou a oportunidade comercial com a região durante os encontros bilaterais com líderes dos países africanos, na viagem realizada neste mês. O plano é estruturar uma comitiva especializada para estreitar relações comerciais com o continente africano. O trabalho visa gerar oportunidades, empregos e movimentar a economia brasileira.

O ministro Fávaro também informou que irá reunir líderes do agronegócio para conversar com o presidente Lula no Palácio do Planalto, com foco em ouvir o setor de perto e entender as necessidades e oportunidades. Ainda, estão previstas viagens para visitar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que beneficiam a agricultura e a pecuária do país.

Ministério da Agricultura e Pecuária

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.