Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Volume é 2,4% superior ao segundo semestre de 2017, quando 897,7 milhões de cabeças de frango foram abatidas

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) divulgou, ontem (26), o balanço do primeiro semestre de 2019 do setor. De acordo com levantamento da entidade, 919,4 milhões de aves foram produzidas de janeiro a junho deste ano no estado, o volume representa o melhor semestre de abates já registrados pela avicultura paranaense. O número é 2,4% superior ao segundo semestre de 2017 - antiga melhor marca do setor - quando 897,7 milhões de frangos foram produzidos, e 5,3% maior que o mesmo período do ano passado, quando o volume chegou a 872,6 milhões de cabeças.

Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números mostram um crescimento natural da atividade, que oferece ao consumidor proteína acessível e com excelente qualidade. “O frango, dentro no mercado doméstico, se adapta muito bem à dieta do brasileiro tanto em questão de preço quanto nas condições gerais. Impulsionando esse número, recorde no semestre, tivemos também fatores internacionais como a necessidade de atender ao aumento das exportações para países parceiros importantes”, afirma. Somente em junho, a quantidade de abates chegou a 146 milhões de cabeças, aponta levantamento do Sindicato.

Exportação

Deste total produzido, aproximadamente 34% foi destinado ao mercado externo. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), 777,5 mil toneladas de carne de frango foram embarcadas pelo Paraná durante o primeiro semestre do ano. O volume é cerca de 11% maior que o mesmo período de 2018, quando 699,6 mil toneladas foram exportadas. Ainda segundo o levantamento, só em junho, foram enviadas 155,7 mil toneladas da proteína ao mercado internacional, ante 99,4 mil toneladas no mesmo mês de 2018, resultando em um acréscimo de 56%.

Neste cenário, Martins destaca duas grandes conquistas para a avicultura no primeiro semestre. “O México e a China aumentaram sensivelmente as quantidades demandadas por carne de frango. E a tendência é que a gente evolua nesses números” explica. Ao todo, segundo a Secex, o Paraná foi responsável por 39% dos embarques nacionais do segmento, durante os primeiros seis meses de 2019. A quantidade resultou em uma receita de U$$ 1.231.176.069, montante 15,15% superior ao mesmo período do ano passado (U$$ 1.065.842.240).

Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.