Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A produção de feijão na segunda safra no Paraná pode chegar a 463,3 mil toneladas da leguminosa, uma alta de aproximadamente 79% quando comparada com a estimada no mesmo período do ano passado, quando a colheita chegou a 258,7 mil toneladas. Os números estão no 6º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21, divulgado na quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A melhoria nas estimativas é reflexo tanto de uma maior área plantada combinada com a melhora na produtividade. Se no período passado os agricultores paranaenses destinaram cerca de 222 mil hectares para o cultivo da leguminosa na 2ª safra, neste ano a expectativa está em 235,2 mil hectares, alta de 5,9%. O aumento na produtividade estimada é ainda maior e chega a um percentual de 69%, passando de 1.165 quilos por hectare para 1.970 quilos por hectares.

Das mais de 400 mil toneladas a serem colhidas no estado, 247,9 mil correspondem ao plantio de feijão preto. Já as demais 215,4 mil toneladas se referem ao produto do tipo cores, cuja principal variedade produzida é o carioca. A escolha dos produtores pela variedade preta da leguminosa é influenciada pela menor volatilidade dos preços além da possibilidade de um maior prazo de armazenagem sem depreciação significativa no valor de comercialização.

Já o milho segunda safra segue com ritmo de plantio lento, devido ao alongamento do ciclo da soja, que tem sido impactada pelas condições climáticas que dificultam a colheita da oleaginosa. Até o ultimo dia 5, o índice de cultivo do cereal no estado estava em 34%.  Mesmo com os problemas enfrentados, a expectativa é que a colheita do produto seja próxima a 13,5 milhões de toneladas, aumento de 18,7% se comparada com a safra passada.

Ao todo, o Paraná deverá ser responsável pela colheita de 41,1 milhões de toneladas de grãos. Outras informações sobre os produtos cultivados no estado paranaense e nas demais regiões do país podem ser acessadas no documento disponível no site da Companhia (https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos).

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.