Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria municipal de Agricultura comunica que, embora a vacinação contra a febre aftosa tenha sido suspensa no Paraná, os produtores rurais de Tamarana precisam cadastrar junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) a quantidade total de animais de suas propriedades que transitam pelo estado com interesse econômico (ou seja, que necessitam da Guia de Trânsito Animal, a GTA).

Diferentemente de anos anteriores, o processo de atualização não está mais restrito a bovinos e bubalinos. A partir de agora, ele também abrange todos os animais de interesse econômico do Paraná – como cabras, cavalos, galinhas, jumentos, mulas, ovelhas, peixes e porcos. Os dados devem ser fornecidos até 30 de novembro.

Sem esse procedimento, o produtor rural não irá obter a Guia de Trânsito Animal (GTA) e, portanto, não conseguirá transportar a criação de um local para outro. Além disso, a legislação prevê penalidades (entre elas, o pagamento de multa) para quem não fizer o relato à Adapar.

 “Nossos objetivos são garantir a rastreabilidade e a sanidade de todo o rebanho paranaense. Precisamos saber de onde o animal vem e para onde vai. Em casos de foco, pesquisamos a movimentação de pelo menos seis meses antes da notificação da doença, tanto as entradas como as saídas de animais da propriedade rural", declarou o gerente de Saúde Animal e fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, em entrevista à Agência de Notícias do Paraná.

Onde cadastrar

Em Tamarana, a atualização do cadastro pode ser feita no Setor de Produtor Rural da Secretaria de Agricultura, que fica Rua Albino Lovo, 85, Centro (ao lado do destacamento da Polícia Militar). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 17h O telefone para tirar dúvidas é o 3398-1972.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.