Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto conta com a parceria de diversas unidades da Embrapa

O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) e quatro unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária firmaram quatro Termos de Execução Descentralizada (TED) para a realização de capacitação de mulheres do campo em 40 municípios nos estados de Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Bahia.

Por meio do projeto, coordenado pelo Mapa, 740 mulheres e 170 técnicos e extensionistas rurais serão capacitados, englobando 1.400 famílias no semiárido brasileiro até o fim do ano.

No estado de Alagoas, 100 boleiras e doceiras em situação de vulnerabilidade social residentes em áreas rurais e periurbanas receberão  orientações relacionadas à produção local, organização do trabalho, estímulo ao empreendedorismo e inserção em redes de turismo comunitárias internacionais como instrumentos para a autonomia econômica sustentável. Elas trabalham com a produção artesanal de bolos tradicionais a base de mandioca e coco em 16 municípios do estado. A parceria é com a Embrapa Alimentos e Territórios.

No estado de Pernambuco, a parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical atenderá 200 famílias localizadas nos municípios do Sertão do Pajeú, em especial mulheres agricultoras organizadas, em sistema de produção de caju, para a revitalização da atividade produtiva de cajucultura local. Elas também receberão orientações sobre direitos como cidadãs e mulheres.

Nos estados do Piauí e Maranhão, o projeto apoiado pela Embrapa Meio-Norte oferecerá capacitação para agricultoras rurais familiares e técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na região Meio-Norte do Brasil em atividades produtivas da cultura do feijão-caupi, apicultura, Sisteminha Embrapa e na criação de ovinos, caprinos e aves. Irão participar 280 agricultoras e 90 técnicos de Ater em oito municípios do Piauí e três municípios do Maranhão.

Já a parceria com a Embrapa Semiárido visa a capacitação de agricultoras e extensionistas rurais em tecnologias de convivência com o semiárido nas temáticas de aproveitamento agroindustrial de frutas nativas, criação de abelhas-sem-ferrão, produção de sementes e mudas de espécies da Caatinga, reuso de águas cinzas, compostagem e aproveitamento de resíduos em 11 municípios nos estados da Bahia e cinco no de Pernambuco.

O projeto prevê ainda a realização de 12 cursos – designados à produção de geleias e doces de frutas nativas – para capacitação de 160 famílias.

Projeto Dom Hélder Câmara

O Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), busca reduzir os níveis de pobreza e de desigualdades no semiárido brasileiro, qualificando os produtores para que desenvolvam uma produção sustentável, estimulando a replicação de boas práticas, e tem como eixo central a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Patrícia Victor/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.