Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tereza Cristina participou nesta quinta-feira do Fórum de Modelo Financeiro para o Agronegócio, no interior paulista

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou na quinta-feira (1º) que o início das negociações de um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos mostram que o país está se abrindo para o mundo e caminhando para posições mais expressivas no mercado mundial.

“Assim como nós acabamos de fazer o acordo Mercosul-União Europeia [em junho], eles [norte-americanos] vieram aqui mostrando interesse em acordo com o bloco, mas esse acordo não é Brasil, é Mercosul e Estados Unidos. Nós estamos em um bloco e tratou-se de vários assuntos, inclusive da agropecuária, o que é muito bom que mostra que o Brasil agora está caminhando para patamares que ele nunca deveria ter deixado de estar”, disse a ministra após a abertura do Fórum de Modelos Financeiros para o Agronegócio, em Bebedouro (SP).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, iniciaram na quarta-feira (31) as negociações para um acordo comercial entre os dois países. Ross também reuniu-se no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro. O secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, explicou que como o Brasil faz parte de uma união aduaneira, no caso o Mercosul, as negociações sobre tarifas deverão ter a participação dos demais países do bloco.

“Acho que o Brasil mostra o potencial, um país de dimensão gigantesca com uma potência no agronegócio, uma potência ambiental e com uma população para consumir produtos do mundo inteiro e mais barato. Eu acho que agora essa abertura vai levar o Brasil para um outro patamar e levar o nosso comércio, o nosso serviço e a nossa produção de maneira geral para outro patamar”, acrescentou Tereza Cristina.

O fórum ocorre paralelamente à 20ª Feira de Agronegócios Coopercitrus (Feacoop), que termina hoje. Com mais de 35 mil associados, a Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais é uma das maiores cooperativas do país na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas. São 60 filiais distribuídas por municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

O presidente do conselho da feira, José Vicente da Silva, ressaltou que a Coopercitrus e o governo federal partilham de uma mesma preocupação: oferecer alternativas de crédito para pequenos e médios produtores para que “possam trabalhar com sustentabilidade no campo”.

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, afirmou que é uma “obrigação” fornecer aos pequenos e médios “o nível de excelência dos grandes do agronegócio”. “A cooperativa é essa ponte para este futuro. Tecnologia deve ser inclusiva. Coopercitrus faz esse trabalho com apoio de financiamentos dos bancos, que estão hoje aqui”.

O representante do Rabobank citou que, pela primeira vez, foi firmado um fundo de investimento com a cooperativa no valor de R$ 300 milhões, pelo período de três anos.

Já o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) defendeu recursos bancários adicionais para o setor agropecuário, aumento do seguro rural e debêntures incentivadas. "Não vai ter mais Plano Safra, queremos planos plurianuais”, afirmou. A medida já foi defendida pela ministra em ocasiões anteriores.

A ministra Tereza Cristina destacou que é necessário cada vez mais novas linhas de crédito para os produtores rurais. “Nós temos que achar um caminho novo para o crédito rural. Nós temos que sair dessa história de ficar esperando o governo. Não é possível que nossa atividade não possa achar alternativas e que as instituições financeiras não possam acreditar no agronegócio”, disse, acrescentando que o produtor rural deve ter linha de crédito customizada o ano inteiro.

A ministra também conheceu projeto da Coopercitrus - apresentado pelo presidente da feira, Fernando Degobbi - que usa drones para mapear pragas nas lavouras e aplicação de defensivos somente em locais mapeados.

Participaram do evento o secretário-executivo Marcos Montes; o secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio; o assessor especial Aroldo Ferreira Corrêa; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão; o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), além de autoridades locais, representantes de cooperativas, do setor agrícola e de bancos.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.