Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Última etapa da expedição percorrerá o Oeste do Estado

A edição 2017 do Rally da Safra, maior levantamento da safra de grãos do Brasil, chega ao final na próxima semana com a avaliação de lavouras no Mato Grosso do Sul e Paraná. A equipe 11 deixou Dourados (MT) ontem, dia 7, seguindo ao Oeste do Paraná para avaliar lavouras de milho segunda safra em toda a região. Os técnicos vão à região de Guaíra e visitam, na quinta-feira, lavouras em Cascavel e Assis Chateaubriand. Na sexta-feira, dia 9, finalizam a expedição em Maringá.

A estimativa da Agroconsult, organizadora do Rally, divulgada na primeira semana de maio, antes da expedição sair a campo, aponta que a segunda safra de milho 2016/17 resultará numa produção de 67 milhões de toneladas, aumento de 49% em relação à safra passada e 23% acima do recorde anterior, alcançado em 2014/15. A tendência, porém, é de alta devido à expectativa de produtividade no Mato Grosso – e também em estados menos tradicionais na produção de milho safrinha, como São Paulo.

A temporada atual se desenvolve num clima melhor do que o do ano passado, marcado pela seca nas principais regiões produtoras do país no período de desenvolvimento da safrinha. A área plantada no país é estimada em 12 milhões de hectares, uma expansão de 10% sobre 2015/16.

“No Mato Grosso, a tendência é que a safra seja recorde no Médio-Norte e no Nordeste. Já as regiões Oeste e Sudeste terão produtividades inferiores a 2014/15”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally. Já no Mato Grosso do Sul e Paraná, as informações de campo indicam que as lavouras estão se desenvolvendo bem.

Na primeira etapa do Rally da Safra 2017, os técnicos percorreram os principais Estados produtores de soja entre janeiro e março, com oito equipes. A nova etapa, que avalia as lavouras de milho segunda safra, começou no início de maio nos estados de Mato Grosso e Goiás. O período de avaliação foi estendido até junho no Mato Grosso do Sul e  Paraná em razão do alongamento do ciclo da soja observado na safra de verão, que atrasou o plantio do milho safrinha. Por isso, a Equipe 11 foi postergada em duas semanas em relação ao previsto originalmente, para garantir maior precisão na avaliação das lavouras.

Os estados visitados representam 84% da área plantada do milho segunda safra. Ao todo, o Rally da Safra 2017 percorrerá aproximadamente 95 mil quilômetros com as 11 equipes, sendo que, somente na etapa safrinha serão cerca de 15 mil quilômetros.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2017 chega à 14ª edição com patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagen, Yara e com apoio da Aprosoja MT, Agrosatélite, FIESP, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra, www.facebook.com.br/RallydaSafra e www.instagram.com/rallydasafra.

Ana Carolina Silveira/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.