Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Que a tecnologia é grande aliada do agronegócio é fato consumado, mas a cada dia surgem novas aplicações que possibilitam o maior compartilhamento de informações e redução de custos na realização de eventos técnicos.

A Belagrícola, uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas e comercializadoras de grãos do Brasil, com sede em Londrina, acaba de criar o projeto Solo 360, por meio do qual consegue levar a todas as suas unidades espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, informações detalhadas sobre o processo de construção do perfil do solo  sem a necessidade de se abrir trincheiras e fazer todo o preparo do ambiente para as apresentações, realizadas em eventos anuais pela empresa. Isso foi possível graças ao emprego da tecnologia da Realidade Virtual, desenvolvida em parceria com a produtora Usina de Ideias, também de Londrina.

A proposta de utilização da Realidade Virtual surgiu logo após a realização do Bela$afra deste ano, no momento em que seria necessário o fechamento da trincheira explicativa, perdendo toda a experiência visual e de conteúdo que o local proporcionava. “Além dessa situação, ainda queríamos levar essa mesma experiência para mais pessoas que não conseguiram estar conosco presencialmente. Com esses dois problemas em mãos, conversamos com a nossa produtora e encontramos na Realidade Virtual a solução para eles”, comenta o analista de marketing da Belagrícola, José Vitor Hidalgo.

A gravação foi feita com uma câmera 360, pegando todos os detalhes da trincheira. Com o uso de óculos específicos, o produtor rural consegue acompanhar cada detalhe da experiência, com as devidas explicações técnicas. “Quando o usuário coloca os óculos, ele faz uma imersão e mergulha naquela realidade, com grande grau de concentração”, analisa o produtor e sócio da Usina de Ideias Betinho Baccete”.

O projeto foi batizado de Solo 360 em referência ao conceito 360 da Construção de Perfil de Solo e o formato de visão 360 do vídeo.

 “Com esse projeto, os produtores têm acesso ao mesmo cenário que teriam ao vivo, observando todo o conceito da Construção de Perfil de Solo no detalhe, podendo aprender de forma inovadora”, comenta José Hidalgo.

Segundo ele, outro ponto positivo do Solo 360 é em relação ao custo. “Nós conseguimos deixar esse processo mais barato por não precisarmos abrir uma nova trincheira. Tivemos uma redução de 60% do custo durante a realização da nossa Semana da Construção de Perfil de Solo”, informa.

Ele destaca que, após esse passo, a empresa abre um universo de oportunidades, já que com essa ferramenta será possível levar a mesma experiência para mais pessoas e capacitar os produtores de forma interativa.

Experiência aprovada

O produtor de grãos da região de Cambé (Norte do Paraná) Cristofer Eduardo de Lima Peruzi é cliente da Belagrícola há vários anos e conhece bem a trincheira aberta para todas as edições do BelaSafra. Recentemente, também conheceu a experiência com a Realidade Virtual.

 “Foi muito interessante e proporcionou às pessoas que não puderam participar do evento em que a trincheira estava aberta ter a mesma experiência e receber o mesmo conhecimento”, avalia ele.

Peruzzi iniciou o processo de construção de perfil de solo em sua propriedade, com assessoria da Belagrícola, e acompanha de perto os eventos realizados pela empresa. “Nesse processo, ver a trincheira com as raízes descendo profundamente, ajuda muito a convencer o produtor da importância dos cuidados corretos com o solo. E não tem diferença em ver pessoalmente ou ver por meio da Realidade Virtual, é a mesma coisa. Ouvir as informações é uma coisa, outra coisa é ver os resultados. A Realidade Virtual ajuda muito os que não puderam ver a trincheira aberta”, avalia.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.