Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou na ultima sexta-feira (3), uma reunião com agricultores da Estrada do Begalli, próximo à divisa com Arapongas. Estavam presentes o Secretário da pasta Paulo Gripp, o Secretário de Infraestrutura Wanderlei Massucci, a Agrônoma Lilian Schauff, o representante do Sindicato Rural de Rolândia, Antonio Mendonça e mais12 proprietários rurais local.

A reunião teve como pauta o comprometimento dos agricultores com construção das curvas de nível em suas propriedades para a contenção do escoamento das águas, evitando-se que sejam canalizadas para a estrada. (O “plantio em curvas de nível”. Trata-se de uma técnica para plantio em terrenos acidentados que segue o traçado das curvas). Paralelamente ao trabalho assumido, a Prefeitura, através das Secretarias afins,  se comprometeu a levantar o leito da estrada que faz parte do projeto que deverá ser apresentado em 30 dias para a  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (ADAPAR). 

Este órgão fiscalizador do Estado vem notificando os proprietários rurais que adotaram o plantio direto em suas propriedades e retiraram as curvas de nível com o intuito de aumentar a área de plantio e facilitar sua colheita. Mal sabiam que problemas de escoamento das águas pluviais viriam a causar tamanho problema com o assoreamento do leito trafegável das estradas que se tornaram “calhas” de condução de material superficial para os rios. 

 Os agricultores estão sendo notificados pela ADAPAR, para apresentação em 30 dias de projeto técnico para as devidas correções do solo e a Prefeitura a realizar os serviços para a correção do leito transitável e levantamento do leito da estrada.Os serviços estão previstos para primeira quinzena de agosto durante a entre safra. 

Redação/J.U com informações Assessoria/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.