Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ao contrário do que muitos pensam, Show Rural é sim ambiente para a agricultura familiar. É o que acredita e defende a FETAEP – Federação dos Trabalhadores na Agricultura. Lá, além do conhecimento, os agricultores também têm acesso a preços diferenciados mediante as linhas de crédito das instituições financeiras participantes e conhecem maquinários de pequeno e médio porte. “É, portanto, o ambiente perfeito para quem busca informação, uma vez que pode contar com a ajuda de pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, entre outros profissionais capacitados”, garante o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

O agricultor familiar Sérgio Menegasso Lunardi, de 29 anos, de São Miguel do Iguaçu (Região Oeste), já esteve por diversas vezes no Show Rural com as caravanas do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da sua cidade. Segundo ele, quem não conhece não faz ideia do que está perdendo. De tudo que ele já aprendeu no evento, o jovem destaca a palestra que assistiu sobre o uso de um suplemento homeopático no sal mineral do gado que ajuda na prevenção de carrapatos. “Adotamos a medida nas nossas vacas e não precisamos dar banho em nenhum dos animais”, revela.

Após curta experiência na cidade, o jovem retornou para o meio rural por conta da qualidade de vida e liberdade, além da possibilidade de obter os mesmos ganhos ou até mais do que quando estava na cidade. Outro fator que influenciou seu retorno foi o fato de ser o próprio patrão. “Meu pai tinha se aposentado e não iria mais tocar as vacas de leite do nosso sitio. Então pensei: pode ser a minha chance”, comenta ele, dizendo ainda que quando retornou sua vida melhorou 100%.

Hoje é ele quem administra a propriedade da família de três alqueires. Possui 12 vacas de leite e três novilhas, mas a família também cultiva – para o próprio consumo - tomate, batatinha, abobrinha, melancia, frango, entre outros. A própria produção de melancia e de tomate foram inspirações oriundas de uma de suas participações no Show Rural. “Por causa do clima e do solo da região achamos que algumas variedades não dariam certo, mas quando aprendemos as técnicas percebemos que é possível sim. A melancia e o tomate estão aí para provar”, afirmou.

Renata Souza/Asimp/FETAEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.