Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois de dois meses mergulhadas num programa de empreendedorismo, um grupo de sete mulheres ligadas à produção rural e associadas à cooperativa Sicredi União PR/SP concluiu o curso de empreendedorismo no agronegócio com uma reunião de avaliação realizada no Espaço Dexis em Londrina (avenida Ayrton Senna, 555).

O programa é uma iniciativa do Clube Mulheres de Negócios de Portugal, em parceria com o Sescoop/PR e com o Sicredi, com o objetivo de promover conhecimento e desenvolvimento das associadas ligadas ao agronegócio.

O objetivo, segundo o analista de Cooperativismo Renan Leonel, também articulador do programa, foi qualificar e proporcionar a oportunidade de conexões entre as participantes. “A formação foi realizada de forma online e pautada em três pilares: conhecimento, treinamento e experiência internacional”, informa Leonel.

O grupo participou de encontros online com aulas ao vivo e também gravadas, que podiam ser acessadas no melhor horário para cada uma. Além das aulas (Master Class), elas receberam mentorias semanais e ganharam 12 meses de associação ao Clube Mulheres de Negócios de Portugal.

Entre os temas  Master Class estavam “A atuação da mulher nas cooperativas e a sucessão familiar no agronegócio; “Construindo marcas duradouras e responsáveis”, e “Governo e boas práticas no agronegócio”.

Aprendizado

A produtora rural Juliana Cristina Farina Palaro, de Cianorte, fez parte do grupo que concluiu a formação e está bastante feliz com os impactos em seu dia a dia. “O  programa abriu portas. Recebi muito conhecimento; as tutoras foram excelentes, tivemos espaço para nos conectar com o grupo e também com a gente mesma”, avalia a produtora.

Segundo ela, ter participado da formação a instigou tanto no aspecto administrativo da propriedade da família, quanto no pessoal e um dos resultados mais imediatos, aponta, foi o incentivo que precisava para fazer uma graduação. Hoje, ela cursa Tecnologia em Administração Rural. “Fui instigada e inspirada a querer mais”, enfatiza.

A falta de tempo, sempre alegada, principalmente, por quem já tem uma família formada e também trabalha fora, se mostrou uma desculpa de fácil superação, na opinião de Juliana. “O tempo aparece. Arrumei tempo para integrar o programa e aí descobri que também arrumaria para fazer a faculdade”.

Animada com os conhecimentos que vem adquirindo e se sentindo mais empoderada, Juliana tem vários planos para continuar se aprimorando. Ela irá integrar o Comitê Mulher da Sicredi União PR/SP e, como ressalta, pretende “agarrar todas a oportunidades que aparecerem”, assim como também está disposta a ter uma participação mais ativa na cooperativa, onde vê várias oportunidades de aprendizado.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.