Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a decisão, todo o estado de Mato Grosso do Sul passa a ser fornecedor do produto para os países do bloco econômico

O A União Europeia (UE) ampliou a área de Mato Grosso do Sul autorizada a exportar carne bovina in natura para os países do bloco econômico. “A partir do dia 1º de julho deste ano, todo o estado estará apto a vender o produto para a UE. A decisão atende ao pedido ao Ministério da Agricultura”, informa o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel.

Mato Grosso do Sul tem o quinto maior rebanho bovino do país, com 20 milhões de cabeças aproximadamente.

A área agora autorizada pela UE compreende os municípios de Corumbá e Ladário, bem como a região localizada a 15 quilômetros das fronteiras externas nos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo. O restante do território de Mato Grosso do Sul, assim Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo já tinham permissão para exportação aos países da União Europeia desde 2008.
Naquela época, a área agora autorizada foi definida como alta vigilância pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Segundo o Departamento de Saúde Animal, ela tem o reconhecimento da organização como livre de febre aftosa com vacinação desde 2011.

“A medida reflete a evolução do Brasil no campo da saúde animal e o reconhecimento dos mercados importadores”, comemora o secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Odilson Silva.

Confira aqui o regulamento da União Europeia (EU) que ampliou a área para exportação de carne bovina in natura.

Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.