Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Amazonas e Pará são os primeiros estados a imunizar rebanhos

A partir de ontem quarta-feira (15), começou oficialmente a vacinação contra a febre aftosa no Brasil. Os estados do Amazonas e do Pará são os primeiros do calendário. Nessas áreas, todo o rebanho bovino e o bubalino deverá ser imunizado. A estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que, no primeiro semestre deste ano, sejam imunizados 1,325 milhão de animais no Amazonas e 20,111 milhões no Pará.

No primeiro semestre de 2016, foram vacinados 985.634 animais no Amazonas. O número de bovinos e de bubalinos no Pará, também no primeiro semestre do ano passado, foi 19,939 milhões de cabeças.

A vacinação no Amazonas compreende duas áreas do estado: a zona não livre e zona livre com vacinação. Na zona não livre, ao longo do Rio Amazonas, o período começa nesta quarta-feira e vai até 30 de abril. Na zona livre com vacinação, no sul de Canutama e Lábrea, o período vai de 15 de abril a 15 de maio, e na Boca do Acre e Guajará, de 1º a 30 de maio.

Em parte do estado do Pará a vacinação vai de 15 de março (hoje) a 30 de maio e, em, Roraima será de 1º de abril a 15 de maio. Rondônia aplica a dose contra a aftosa de 15 de abril a 15 de maio em animais com idade até 24 meses.

Vacinação

Para que a imunização aconteça é preciso seguir as seguintes recomendações:

• Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação
• Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas, lembre-se: só vacine bovinos e búfalos
•  Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação
• Compre as vacinas somente em lojas registradas
• Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C
• Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre
• Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml
• O lugar correto de aplicação é a chamada tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou abaixo da pele. Aplique com calma
• Lembre de preencher a declaração de vacinação e de entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.