Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Melhor desempenho é observado nas culturas de algodão, soja, tomate, trigo e café

O valor bruto da produção agropecuária (VBP) de 2018 está sendo impulsionado principalmente por algodão, soja, café, tomate e trigo, que respondem por 37% do faturamento de 2018. Em relação ao ano passado, os acréscimos obtidos são no algodão, 38,7%; soja, 9,5%; tomate, 25,2%, trigo, 63,4%; café, 9,2%. Os três primeiros vem apresentando aumentos de preço e de produção, que garantem esse desempenho, explica José Garcia Gasques, coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Outros produtos, como batata-inglesa e cacau, em níveis pouco mais baixos, também mostram bons resultados neste ano. “Olhando a composição do VBP, nota-se que as lavouras e a pecuária, representam resultados abaixo dos de 2017”, destaca Gasques. As lavouras, coma participação de 68,2% tiveram queda real no valor de 0,3%, e a pecuária, com fatia de 31,8%, teve queda de 5,2%.

Os preços agrícolas que neste ano estão menores do que no ano passado, juntamente com decréscimo de produção para alguns, são as causas ligadas a esse desempenho, de acordo com o coordenador. A pecuária vem atravessando um período difícil, de preços domésticos e internacionais em queda, e isso reflete-se nos resultados do VBP, observa.

Produtos como cana-de-açúcar, milho e mandioca que representam 22% do VBP têm registrado menor contribuição em relação ao ano passado. No caso da cana-de-açúcar e da mandioca, isso se deve principalmente a preços menores que estão sendo praticados no mercado. Quanto ao milho, os preços estão em média acima dos de 2017, mas a forte redução de produção forçou para baixo seu VBP.

Os resultados regionais mostram que seis estados representam 66,7% do valor da produção das lavouras e da pecuária no país: Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás. Os produtos nos quais esses estados se destacam são soja, milho, algodão, café, leite, carne bovina e carne de frango.

Inez de Podestà/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.