Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná e o Vietnã querem estreitar ainda mais os laços comerciais, principalmente no agronegócio. A governadora Cida Borghetti reuniu-se na sexta-feira (7), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o ex-embaixador vietnamita, Nguyen Van Kien, acompanhado de sua comitiva. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, George Hiraiwa, e o diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Adalberto Neto, também participaram do encontro.

Cida falou que o Estado, que já exporta farelo de soja, grãos, madeira serrada e fio de seda para o país, está de portas abertas para novos negócios. “Temos interesse em manter as relações com esse importante país asiático, que é estratégico para os nossos negócios internacionais”, disse. O Paraná importa materiais elétricos do Vietnã.

O ex-embaixador disse que até pouco tempo o Vietnã era um país pobre, destruído por várias guerras, mas que hoje, graças a uma política de abertura para negócios internacionais, conseguiu reverter essa situação. “Só do Brasil, por exemplo, importamos R$ 4 bilhões todos os anos”, disse. “Agora, queremos quintuplicar isso no futuro e o Paraná tem um papel fundamental nisso”, acrescentou.

Segundo Kien, o Paraná, além de ter uma infraestrutura que se destaca no Brasil, estar localizado em um ponto estratégico e ser referência em agricultura, tem muito potencial para cooperação. “Isso porque o Paraná desenvolve um bom trabalho na relação comercial com outros países”, salientou.

Para o secretário George Hiraiwa, que apresentou os principais indicadores da agricultura durante o encontro, o objetivo do Vietnã é audacioso, mas o Estado conseguirá atender. “Eles precisam de soja, milho e derivados, como proteína de frango, e isso nós produzimos bastante por aqui”, disse, lembrando que o Estado é o segundo maior produtor de grãos e de frangos do país.

O diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento falou que o Paraná sempre viu a Ásia como um importante parceiro de negócio, principalmente o Vietnã. “Vemos uma nação de 90 milhões de consumidores com uma necessidade grande de importação de agronegócio e também de oportunidades de negócios”, disse. “Agora, só precisamos construir uma agenda bilateral, identificar setores chaves e aumentar a aproximação”, acrescentou.

Presenças

Participaram do encontro o conselheiro comercial da embaixada do Vietnã, Le Hong Quang; a secretária da embaixada do Vietnã do Brasil, Hoang Thi Yen; o CEO da Joint Stock Company, Pham Minh Tun; o presidente do Grupo Camões de Ensino, Anselmo Michelotto; e o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil-Vietnã, Waldemar Kürten.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.