Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Doutor Sabry Elias foi o vencedor do Seed Science Award 2022 por suas contribuições excepcionais  para a ciência das culturas por meio da educação; evento ocorre de 12 a 15  de setembro em Curitiba (PR)

O prestigiado professor da Universidade do Estado de Oregon (EUA), doutor Sabry Elias, vencedor do Seed Science Award 2022 agraciado pela Crop Science Society of América (CSSA) 2022, estará no Brasil a convite da Associação Brasileira de Tecnologias de Sementes (ABRATES) para ministrar três palestras no XXI Congresso Brasileiro de Sementes. Maior evento na área de Ciência e Tecnologia de Sementes da América Latina, o CBSementes acontece de 12 a 15 de setembro na Expo Unimed, em Curitiba (PR). 

Doutor Sabry Elias é professor de Ciência da Semente e Tecnologia, do Departamento de Crop & Soil Science, da Universidade do Estado de Oregon (EUA). Ele recebeu a premiação há cerca de um mês em reconhecimento às suas contribuições e realizações como cientista, durante a Reunião Anual da Sociedade Científica em Baltimore, Maryland.

Os prêmios anuais da CSSA são apresentados por contribuições excepcionais para a ciência das culturas através da educação nacional e serviço internacional e pesquisa.

"Estou verdadeiramente honrado por receber este prêmio. Para mim, é um voto de confiança de meus colegas cientistas acadêmicos de sementes da Universidade da Flórida, Universidade da Califórnia, em Davis, Universidade de Cornell e Universidade de Tecnologia da Virgínia, que me nomearam e escreveram cartas me apoiando. O prêmio me traz energia para continuar produzindo mais pesquisas e publicações para a comunidade científica", afirmou ele.

Sabry Elias recebeu seu M.S. e Ph.D. da Universidade Estadual de Michigan e se tornou um reconhecido educador e pesquisador internacionalmente por suas publicações. É autor sênior de “Seed Testing: Principles & Practices”, um dos principais livros nesta área em todo o mundo e é usado em muitas universidades, laboratórios de sementes e na indústria de sementes. A obra tem um impacto crítico na compreensão e melhora dos testes de qualidade de sementes nacional e internacionalmente. É também autor e coautor de vários livros, manuais e muitos artigos.

Palestras 

No XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes ) Sabry Elias fará três palestras. A primeira delas será na terça-feira, dia 13, das 8 às 9 horas, onde vai abordar o tema "Diferentes Organizações de Análise de Sementes - Um Objetivo".

De acordo com Sabry, o objetivo desta apresentação é revisar as funções das organizações de análise de sementes, os sistemas de credenciamento em laboratórios de análise de sementes e a diferença entre testes de sementes e programas de certificação de sementes. 

A apresentação também cobrirá os objetivos do sistema de gestão de qualidade em qualquer laboratório de teste de sementes e esclarecerá como as organizações de teste de sementes podem servir os laboratórios de sementes. Por fim, dará dicas sobre como um laboratório de sementes decide em qual organização ingressar.

Ainda no dia 13, Sabry Elias fará mais uma apresentação no final à tarde, das 17h50 às 18h30, sobre "Fatores que influenciam a variabilidade dos resultados dos testes entre os laboratórios e o impacto na indústria de sementes". Segundo o pesquisador, a falta de uniformidade nos resultados dos testes de sementes entre os laboratórios causa problemas para a indústria de sementes.

O objetivo desta apresentação é identificar os tipos de erros na rejeição e aceitação de amostras de sementes, e discutir as fontes e fatores que contribuem para a variabilidade nos resultados dos testes dentro e entre laboratórios. Finalmente, discutirá tolerâncias em testes de sementes e fornecerá maneiras de medir e gerenciar a variabilidade dentro e entre laboratórios".

Na quarta-feira, dia 14, das 10h30 às 12h30, Sabry Elias ministra palestra "Como a Secagem de Sementes Afeta a Qualidade das Sementes"? O objetivo desta apresentação, explica Sabry, é revisar o processo de secagem de sementes no campo e no laboratório em relação à qualidade.

A apresentação também discutirá os efeitos da super e subsecagem de sementes. Além disso, irá descrever os métodos de secagem mais comuns no campo e no laboratório e quando cada método deve ser usado. Por fim, serão discutidos os fatores que devem ser considerados na secagem de sementes para manter a qualidade (viabilidade e vigor) das sementes armazenadas", acrescenta Sabry.

Vera Barão/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.