Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Você com certeza já notou que muitos produtos (se não a maioria) possuem um código de barras para identificação. Porém, pouca gente se importa com isso então empresas pequenas não precisam identificar seus produtos com códigos, certo?

ERRADO!

Veja agora as principais vantagens dos códigos de barras na identificação de produtos e saiba porque é tão importante!

BARRINHAS NOSSAS DE CADA DIA

Imagine você fazendo compras em um supermercado. Coisas básicas: arroz, feijão, café… na hora de fazer o pagamento e passar pelo caixa, a atendente nota que algum produto está com o código de barras difícil de ser lido. E lá se vão lentos e angustiantes minutos até que o problema seja resolvido.

Tudo por causa do bendito código de barras! Mas já parou para pensar em quão habitual (é vital) esse pequeno item se tornou de uns anos para cá?! Porém só notamos a importância deles quando algum dá erro.

Poucas pessoas dão o real valor ao pobre código de barras e um número menor ainda delas sabe o que é e para que serve. Mal sabem elas que essas barrinhas são fonte de verdadeira riqueza para as empresas e comodidade. Tanto para o cliente, quanto para os mercados e lojas!

Saiba a seguir um pouco mais desse item que de tão integrado às nossas vidas, passa quase despercebido.

O QUE É O CÓDIGO DE BARRAS

Basicamente é a representação gráfica de um conjunto de números. E que números? Os que identificam um produto.

Os dois formatos, número ou código de barras são muito eficazes para monitorar a produção de uma empresa, sendo inclusive, usados em conjunto em alguns casos. No entanto, o código de barras ganha em vários quesitos.

Entre as várias funcionalidades de um código de barras estão:

  • Controlar o estoque
  • Melhor organização e gestão de produtos
  • Rastrear um determinado produto da sua empresa
  • Agilizar todo o processo de logística.
  • Exatidão de informações

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE CÓDIGO DE BARRAS

O sistema de código aliado aos números, representa um conjunto de 13 números no total que possibilitam, entre outras coisas, o rastreamento. Por exemplo, saber de onde exatamente o produto veio!

Isso porque os três primeiros números indicam o país, logo depois os que indicam a empresa, lote, peso, validade. Dessa forma, é fácil rastrear a origem de um determinado produto em caso de necessidade.

O uso do recurso consiste em gerar uma versão visual que possa ser lida em um leitor de código de barras. Que é o faz tão importante, pois o leitor traduz a imagem em informações e isso levaria muito tempo se fosse feito manualmente.

QUAIS OS IMPACTOS NO SEU NEGÓCIO

Muitos! O principal é mais imediato é a economia de tempo e agilização do processo de logística da sua empresa. Pense só em como era feito antes do surgimento do uso de código de barras: As empresas precisavam manter um controle do estoque, então enumerava os produtos, certo? O problema é que esses números acabavam gigantes e se perdia muito tempo fazendo a conferência.

Porque, o trabalho que dava digitar ou conferir número por número demorava, afinal são 13 números a serem conferidos. Em cada produto!

Por isso a adesão desse recurso em uma empresa, apesar de parecer simples e trivial é um verdadeiro marco na sua evolução. Porque é um recurso simples de ser instalado, usado e possui muitas vantagens, veja algumas delas a seguir!

 

4 VANTAGENS DOS CÓDIGOS DE BARRAS PARA A SUA EMPRESA

O uso do código de barras é vantajoso para todas as partes envolvidas por n razões, mas separamos aqui os quatro motivos de ser tão interessante aderir a essa prática e trazê-la para o seu negócio. Confira!

USE CÓDIGO DE BARRAS E ECONOMIZE!

A economia não é só de tempo. Com o código de barras você economiza e poupa a si mesmo de lidar com falhas, pois o sistema visa justamente diminuir erros de digitação. Logo, erros que poderiam causar problemas e criar belas dores de cabeça para você tem o seu número de ocorrência drasticamente reduzido.

Outro ponto que proporciona economia é o fato de ser um sistema de fácil adesão, compreensão e implantação na sua empresa. Aprender a lidar com ele é algo intuitivo, sem necessidade de muito treinamento para sua equipe.

E você ainda evita perdas, já que com o sistema em uso você tem certeza absoluta de que todos os produtos estão devidamente catalogados.

 

GANHE AUTORIDADE E ESPAÇO NAS PRATELEIRAS!

O número de estabelecimentos que aceitam vender produtos sem o código de barras está se tornando cada vez menor. O que é totalmente compreensível já que a modernização facilita muito a vida do comerciante.

Portanto, se você não quer perder espaço tem que se modernizar. Aliás, modernidade e inovação são palavras de ordem no mercado atual para empresas que desejam realmente crescer e conquistar espaço!

Usar código de barras é permitir o rastreamento e acesso a informações sobre o seu produto e isso é ótimo para uma empresa. Porque quanto mais transparência, maior será a confiança dos clientes em você e, logo, maior será a sua autoridade no mercado!

GERENCIE SUA PRODUÇÃO!

O processo de gerenciamento se torna muito mais fácil, prático e, principalmente, preciso. Isso ocorre porque cada produto catalogado em um sistema de código de barras possui um código único e específico. E cada código desses dá acessos a outras informações também únicas desse determinado produto.

Sem falar que esses códigos podem ser verificados em outros países pelo mundo afora, por isso é de suma importância para quem pensa em trabalhar exportando seus produtos.

No entanto, alguns países como Estados unidos e Canadá, preferem que o código não tenha o padrão numérico. Mas é fato que a maioria dos países reconhece o uso do padrão numérico no gerenciamento de produção.

ACOMPANHE O RITMO DO MERCADO

O código de barras é utilizado no formato EAN Brasil desde a década de 80! E ainda assim, muitas empresas acham que não precisam aderir. Mas é quase impossível pensar no crescimento de uma empresa e olhar seus produtos sem o código de barras.

É como se o negócio estivesse parado no tempo! Portanto, pense adequadamente nas muitas vantagens do uso e pare de fazer seus colaboradores perderem tempo memorizando numeração.  Então agilize o processo e aumente, com ações simples, a sua produtividade!

Por falar em decorar, se tem lição valiosa que todo empresário de sucesso sabe de cor é: para se manter de portas abertas, é preciso acompanhar o mercado e as suas mudanças. Logo, se quiser se manter à frente da concorrência, não basta apenas vender a preço atrativo, é preciso acompanhar o mercado e usar melhor o tempo que você tem disponível.

Um abraço, e até a próxima!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.