Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Transformar sonhos em realidades, ser "ponte" onde esses sonhos caminham  no cotidiano de  grandes desafios e conquistas. Quando buscamos o significado de "professor" encontramos conceitos como: aquele que ensina, ministra aulas; mestre. Ou ainda, aquele que professa uma crença, uma religião. Penso que um pouco de tudo isso, e muito mais!

Todos os dias o professor tem a possibilidade de aprender e ensinar algo, de deparar-se com encontros que ficarão marcados eternamente na mente e coração de alunos e dele próprio.

Acabamos por viver muitas experiências dentro de um ambiente escolar, "somos" um pouco de tudo: pai, mãe, médico, psicólogo. Não é por exercer a função, mas porque em alguns momentos eles nos buscam assim. Choramos e sorrimos juntos, conseguimos identificar uma expressão diferente, um olhar mais profundo, um comportamento fora do habitual. Enfim, vamos nos encontrando, nos descobrindo, entrando dia a dia na vida de cada aluno e também junto à sua família, crescendo com eles.

Uma bela e exigente missão, pois essa é a realidade de um professor que em meio a tantos desafios na sociedade atual, tem buscado despertar em cada aluno a  possibilidade de ser um bom profissional, bom cidadão, que respeita o outro,  e é mais "gente".

Muitos desafios, diversas situações, um misto de sentimentos... É ser com o outro, que está em constante transformação, por isso tal realidade exige uma grande responsabilidade e comprometimento.

Certa vez escutei de uma criança: Quando crescer quero ser professora! Rapidamente perguntei: Por quê? E ela respondeu: Para ter um coração grande e cheio de amor, pois os professores têm muitos alunos e amam a todos! Segundo essa aluna, por trás de um professor existe um ser humano com um coração grande, cheio de amor!

Pois bem, associado a esse “coração grande e cheio de amor” temos um profissional que tem a oportunidade de mudar vidas e transformar realidades! Inclusive começando pela sua própria vida.

Agradeço a todos que passaram por meu caminho e vida escolar, incentivando-me e me fazendo caminhar os mesmos caminhos desse magistério na educação!

Ouvi de um palestrante, que compartilhava o que  leu em um cartaz em uma livraria, que homenageava os professores: Quem compartilha o que sabe, muda a história de quem aprende! Para mim, isso define bem o cotidiano de um professor.

Que nesse dia dos professores, possamos ser agradecidos a esses profissionais tão importantes, que dividindo o que sabem foram mudando aos poucos a nossa vida!

Shirleya Nunes de Santana é missionária da Comunidade Canção Nova e gerente do Pólo de Educação (Diretora Geral do Instituto Canção Nova).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.