Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Rompemos a barreira dos 20 mil mortos pela Covid 19, embora ainda falte esclarecer a questão da notificação de óbitos de outras causas como se fossem causados pela pandemia. Faz-se as contas mais estapafúrdias com o objetivo de pintar o quadro mais grave do que realmente é, na melhor das hipóteses, para levar a população ao recolhimento e a não precisar de vagas hospitalares. A comparação de números absolutos de infecção e morte com os registrados em países com populações diferentes da nossa, é uma farsa. O correto é contar e comparar  por milhão de habitantes. Diz o IBGE que a população brasileira é de 211 milhões. Dividindo o número de mortes pelo da população, concluí-se que até agora aqui pereceram 94 infectados por milhão de habitantes, um número comparável ao da Alemanha de dias atrás, que era de 95. E muito inferior a Portugal 117, Suíça 217, Estados Unidos 263, Irlanda 305, Suécia 361, França 420, Reino Unido 495, Itália 519, Espanha 587 e Bélgica 773. Logo, mesmo não tendo chegado ao pico epidêmico, estamos distantes dos outros países atingidos pelo mal.

Outro paralelo interessante para desfazer a sinistrose – ocasional ou proposital – é lembrar que em 1918, pelos registros disponíveis, morreram 35 mil brasileiros vitimados pela gripe espanhola, a pandemia que matou 50 milhões ao redor do mundo. Naquele ano a população brasileira era de 28,9 milhões de habitantes. Se dividido o numero de mortos pela população da época e multiplicado pela atual, teremos que, para comparar o atual acontecimento com o de 102 anos atrás, precisaríamos estar com mais de 250 mil mortes e não com as 20 mil ocorridas. Vinte mil é muito em se tratando de morte, mas é preciso cuidar da questão com racionalidade.

Felizmente, foi pacífica a reunião do presidente da República com os governadores, realizada, na quinta-feira. É o que a população espera daqueles em quem votou para representá-la. Presidente, governadores, prefeitos e seus auxiliares têm de unir esforços para o melhor encaminhamento de providências e ação integrada que cuide de combater os males da saúde, mas não se descuide da economia. É inconveniente correr o risco de levar à morte por fome ou miséria os que conseguiram salvar da doença.

As estatísticas dizem que a maioria dos brasileiros até hoje vitimados pela Covid 19 pereceu em razão de doenças pré-existentes e não por falta de vagas de internação e UTI, embora a disponibilidade desses recursos tenha atingido o nível crítico em alguns pontos do país. Os governantes precisam evitar medidas radicais como interrupções de trânsito, antecipação de feriados e outras restrições de resultados  discutíveis. E, principalmente, não politizar a pandemia. Tenham a dignidade de esperar o seu fim para, então, voltarem à contenda político-eleitoral. O povo merece esse respeito... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.