Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Chega a notícia de que o Reino Unido aprovou os testes da vacina contra a Covid 19 e começará a vacinar sua população nos próximos dias. Também são auspiciosas as informações de que no Brasil os testes seguem bem e que o governo já dispõe de recursos para a compra das fórmulas. Mas é preocupante o viés político – inconveniente desde que a pandemia chegou – que ainda se faz presente. O confronto entre o Ministério da Saúde, o presidente da República e o governador João Dória em nada ilustra tanto o trabalho quanto as pessoas. Mas serve para  intranquilizar a população, que espera ansiosamente  a chegada da droga imunizante. Enganam-se os que pensam poder levar alguma vantagem ao estabelecer o clima de discórdia dentro de um tema tão urgente e de interesse geral.

Nós, o povo, não dispomos de credenciais para avaliar se são corretos os prazos do Ministério da Saúde, que prevê vacinação a partir de março. E nem para opinar se é possível legal e tecnicamente a vacinação já em janeiro, como anuncia enfaticamente o governador paulista. Sabemos apenas que a contenda não é salutar. Melhor seria que, antes de trazer a divergência a público, procurassem a linha de entendimento e, com o aporte científico, chegassem à conclusão técnica mais adequada, sem qualquer viés ou preferência política. O país possui conhecedores credenciados para dirimir as dúvidas e proporcionar essa tranquilidade, e os governantes e seus auxiliares deveriam ter sensibilidade para saber disso e aceitar a mediação dos conflitos.

Até a discussão de estarmos (ou não) entrando num repique dos casos de Covid-19 deveria ter esclarecimento de um leque maior de figuras insuspeitas e sem vinculação política ou ideológica. São mais confiáveis os cientistas de carreira do que as autoridades sanitárias e políticas nomeadas pelos governos. Até porque, esses têm seu dia-a-dia dentro das universidades e institutos de pesquisas e, aconteça o que acontecer, não serão demitidos por governantes voluntariosos ou interesseiros que possam vir a contrariar.

Todo o quadro hoje colocado é altamente preocupante. Não obstante a orientação para o uso de máscara, álcool gel e distanciamento, o nível de infecção voltou a subir e boa parte da população se comporta como se a pandemia já fosse coisa do passado. O componente novo que agora se apresenta é a reinfecção. Pacientes que já tiveram a Covid-19 e foram dados como curados, voltam a testar positivo. Isso é muito sério e deveria servir, pelo menos, para orientar a população a não baixar a guarda. Lembremos que a pandemia e o vírus estão presentes e quem não se cuidar será infectado e poderá ser reinfectado até mais de uma vez (se resistir). A população precisa ser orientada devida e seriamente sobre os riscos que corre por procedimentos inadequados. Em vez de rompantes e intolerâncias que vão da ameaça de mandar a polícia para eventos familiares até a vacinação obrigatória, os governantes e seus áulicos fariam melhor se investissem mais na orientação e na seriedade de procedimentos. Uma das importantes armas para chegarmos ao final do mal epidêmico é a credibilidade. O povo precisa  acreditar na eficiência das vacinas e, também, na sinceridade e competência daqueles que a aconselham – e jamais poderão obrigar – a sua aplicação.

Independente da razão, seria desastrosa a ocorrência de uma nova “revolta da vacina” em pleno Seculo XXI...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.