Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu ignorar a lista tríplice e escolheu um nome não incluso para indicação à Procuradoria Geral da República, esse tornou-se o principal assunto. Uma mera formalidade que só interessa à classe acaba ocupando o espaço midiático e a atenção do povo. O certo é que, embora os últimos presidentes tenham escolhido nomes sugeridos na tal lista, isso não é obrigatório. A atribuição de escolher o procurador-geral é do presidente da República e sua opção deve passar pelo crivo do Senado. Nada mais.

A lista tríplice é um recurso já utilizado no tempo do império para a escolha de governadores provinciais. No advento da Nova República, os governantes que exploravam ao máximo a condição de democratas – democracia era panacéia (para todos os males) – aceitaram dividir com as classes interessadas a indicação de seus chefes. No lugar de ter dezenas de candidatos, ficam com apenas três indicados. No caso específico da PGR, o ex-presidente Michel Temer já inovou ao escolher Raquel Dodge, que não era a primeira, mas a segunda colocada na lista. Agora, o que Bolsonaro faz é apenas escolher alguém que preenche os requisitos mas está fora da lista.

Embora tenhamos uma Constituição de inspiração parlamentarista, não se pode ignorar que o sistema de governo é presidencialista. A lista tríplice e outras interferências na escolha de dirigentes de órgãos e até de ministérios soam como enfraquecimento das prerrogativas do governante. Bolsonaro, que já acabou com o sistema de barganha e loteamento nos ministérios, agora insurge contra as amarras da listra tríplice. Bem analisado, isso representa apenas o cumprimento da mudança de postura prometida em campanha eleitoral. Erra quem vê isso como retrocesso ou redução do espaço democrático. As entidades de classe têm muito a fazer por seus associados e chegaram até a participar da escolha dos dirigentes da corporação. Mas, agora, o governo voltou a chamar para si essa responsabilidade, não há o que fazer, já que a lista não é obrigatória.

Já aconteceram muitos problemas semelhantes Brasil afora. Desde as eleições de 1982 – quando os governadores voltaram a ser eleitos diretamente – classes tentaram impor seus dirigentes por listas, mas a maioria dos governantes, mesmo explorando a postura democrata, não abriu mão da prerrogativa de montar e nomear a equipe de governo. Nada pode ser feito por quem discordava, e a vida seguiu...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.