Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um vírus (algo insignificante ante a dimensão da raça humana) gerou-nos a mais profunda crise, pelo menos dos tempos modernos: crise existencial.

Demonstração eloquente da correção da filosofia de Jean Paul Sarte: a existência precede a essência.

Quer isso dizer que nossas elucubrações, sistemas de pensamento, ideias e conceitos sobre o significado do homem sobre a terra, sucedem às vicissitudes da existência. Não há formulações cognitivas anteriores às cruas contingências da vida material, ideias inatas, tampouco dissertações anteriores à contingência física, que possam ser admitidas como verdadeiras. Este momento tornou isto muito claro.

E se a existência é anterior à essência, as condições materiais nos condicionam antes de qualquer formulação filosófica, teológica, antes de qualquer idealismo. Um invisível, a olho nu, vírus, foi a prova.

Não há dialética idealista e tampouco da natureza ou histórica. Inexiste plano preestabelecido. Destino traçado, um grande plano universal fora do qual estaríamos equivocados.

Por mais que isto nos destrua, o certo é que vivemos respondendo às cabeçadas às variáveis incontornáveis da natureza. Num plano divino não estaria implantado o coronavírus, simplesmente porque não há esse plano.

Não se quer dizer que energias superiores nos guiem; mas não nos comandam. São elas que concedem ao homem a capacidade conceitual capaz de superar os adversários da natureza. E os homens - somente eles - os capazes de produzir a inteligência necessária à vida.

Revirados de perna para o ar seculares modos de viver, estamos compelidos a adaptar costumes, reformular projetos, nossos seres se tornam abruptamente agentes de condutas completamente distintas.

Venceremos o vírus. Porém, o novo momento histórico nos imprimirá marcas indeléveis.

Amadeu Garrido de Paula, poeta e ensaista literário, é advogado, atuando há mais de 40 anos em defesa de causas relacionadas à Justiça do Trabalho e ao Direito Constitucional, Empresarial e Sindical. Fundador do Escritório Garrido de Paula Advocacia e autor dos livros: "Universo Invisível" e "Poesia & Prosa sob a Tempestade". Ambos à venda na Livraria Cultura.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.