Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A urna eletrônica e a obrigatoriedade do voto impresso fazem a grande discussão em relação às próximas eleições. Tramita pela Câmara dos Deputados a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 135/2019, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), estabelecendo que "na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria". A matéria já passou pela Comissão de Justiça e hoje está na Comissão Especial, que trata do formato do material imprimível e outros pormenores. Para valer nas próximas eleições, a matéria tem de ser aprovada até setembro, pois há que se respeitar o interregno de um ano para a implementação de modificações no processo eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro defende a adoção do comprovante impresso que possibilite a contagem urna por urna em caso de dúvidas. Já o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luis Roberto Barroso, diz ser desnecessária a contraprova porque, segundo afirma, as urnas, da forma que hoje operam, são seguras. Essas opiniões contrárias geram polêmica que tende a se avolumar nas próximas semanas e meses. Bolsonaro é enfático e diz que, sem a contraprova impressa, há a possibilidade de fraude.

Nós, cidadãos e eleitores, não temos credenciais e nem recursos para dirimir dúvidas ou dar razão a este ou àqueles. Mesmo interessados, podemos, simplesmente, acompanhar os acontecimentos, na certeza de que as instituições não permitirão que a dúvida persista e possa trazer prejuízos à imagem das eleições brasileiras. Seria de bom alvitre que o TSE, executor das eleições, buscasse informes de outros países – Estados Unidos, França, Alemanha, Portugal, Bélgica e outros - quanto às vantagens ou problemas do voto eletrônico e a necessidade de ser impresso; e que a Câmara dos Deputados, antes de votar a PEC, também se socorresse dos parlamentos estrangeiros que já trataram da questão. Dessa forma, utilizariam a experiência internacional, com menos possibilidade de erro. Em comunicado de 2019, que contestava postagens na internet de que as urnas eletrônicas – utilizadas aqui desde 1996 – serviam as eleições apenas no Brasil, Cuba e Venezuela, o TSE afirmava que "segundo o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Social (IDEA Internacional), 23 países usam urnas com tecnologia eletrônica para eleições gerais e outros 18 as utilizam em pleitos regionais. Entre os países estão o Canadá, a Índia e a França, além dos Estados Unidos, que têm urnas eletrônicas em alguns estados".

O voto auditável, no entanto, é aplicado na maioria dos países. A Revista Oeste revela que, segundo levantamento publicado pela Folha de S.Paulo, além do Brasil, apenas Bangladesh e Butão adotam a votação por urna eletrônica sem o comprovante impresso em eleições nacionais. De acordo com a publicação, o sistema eletrônico foi abandonado pela Namíbia no ano passado, após questionamentos na Justiça, e o país retornou para as cédulas em papel. Na Rússia, as urnas eletrônicas sem comprovante impresso foram usadas por apenas 9% do eleitorado na última eleição presidencial, em 2018.

As informações vindas de diferentes regiões do planeta revelam a existência de muitas dúvidas sobre o voto eletrônico e, ainda, a existência dele em diferentes configurações. O Brasil tem, no presente, a oportunidade de aproveitar as discussões ora estabelecidas, para aperfeiçoar o seu sistema. As instituições responsáveis pelas eleições e sua legislação têm o dever de tirar a dúvida do eleitor sobre a segurança da urna eletrônica. Os países podem nos dizer por que usam ou não usam o sistema. Não podemos ir votar sem a certeza de que nossa opção, mesmo sendo do tamanho de um grão de areia, vai fazer parte da decisão. Questão de representatividade das eleições...  

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.