Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pouco (ou nada) adiantou a ação dos lacradores que tentaram montar um ambiente hostil ao presidente Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima. O discurso do brasileiro foi bem recebido e classificado como apropriado pela equipe do presidente norteamericano Joe Biden, anfitrião do evento que reuniu mais de 40 países e seus chefes de Estado. Isso também demonstra que, apesar das posições divergentes durante a campanha presidencial americana – onde Bolsonaro apoiava Donald Trump – os governantes optaram por tratar concretamente da administração e não de rusgas político-ideológicas.

As metas anunciadas, de eliminar o desmatamento ilegal até 2030 e antecipar em 10 anos (de 2060 para 2050) a neutralidade na emissão de gases, anunciadas no discurso foram bem recebidas na conferência e principalmente pelos parceiros, todos preocupados com a sustentabilidade climática mundial. Também receberam o apoio de lideranças brasileiras, como Paulo Skaf, presidente da poderosa Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Nestas condições, é bem provável que o governo brasileiro consiga fechar acordos internacionais e receber recursos estrangeiros para a sua tarefa ambiental, apesar de todo o alarido e campanha de difamação que os adversários de interesses contrariados (boa parte deles  de áreas completamente estranhas à ecológica) promovem dentro e fora do país.

Bolsonaro já removeu das posições-chave os militantes ideológicos que faziam política e os lucravam com a atividade ambiental. É importante que agora utilize recursos de Estado – até as Forças Armadas, se necessário – para transformar suas metas em realidade. Não pode permitir que a atividade ambiental continue como palanque eleitoral, ideológico e de interesses  em vez de atender às necessidades das populações. Não podemos ser submissos a interesses internacionais, principalmente à cantilena de militantes de países que acabaram com as suas florestas e agora colocam seu olho gordo sobre a Amazônia. E muito menos nos sujeitar aos prepostos dessa gente e países que, a soldo deles, vêm aqui defender seus interesses e até questionar nossa soberania. Quem não protegeu as próprias florestas não tem direito e nem moral para questionar o que fazemos da nossa e muito menos para nos pressionar.

É preciso compreender que o Brasil, abrigo da última grande floresta do mundo, também é um dos detentores de grandes economias que menos emitem gases nocivos para a atmosfera. As metas que os desenvolvidos estão anunciando como vantagens para os próximos anos e décadas já são presentes em nosso país. Os diferentes rankings nos colocam em 13º ou 14º lugar no mundo, tendo à nossa frente, como mais poluidores, China, Estados Unidos, Índia, Rússia, Japão, Alemanha, Irã, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Canadá, México e Indonésia. Todos esses serão bem-vindos se quiserem e tiver condições de participar de nossos programas ambientais.

O governo brasileiro tem de manter pulso firme e ações propositivas e, também,  neutralizar todos os aproveitadores que fazem da ação ambiental a escada para atingir seus interesses econômicos, políticos e ideológicos. É preciso trabalhar pelo ambiente objetivando  todos os seres humanos do planeta e não só os que dele buscam tirar proveito em detrimento dos interesses coletivos.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.