Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 10 de maio de 2022, a Cidade Canção completa 75 anos. Ao mesmo tempo, a Educação Marista completa 125 anos de uma trajetória repleta de tradição e da edificação de valores em unidades presentes em praticamente todos os estados brasileiros.

Em Maringá, a história construída pelo Colégio Marista praticamente se mescla à própria consolidação e ao prosperar desta prestigiada cidade, haja vista que em 1957, a pedido de Dom Jaime Luiz Coelho, os Irmãos Maristas vieram à Maringá, quando esta contava com apenas 11 anos e era uma criança que abria caminhos para seu progresso.

A história de Maringá entreteceu-se na interdependência de várias histórias: de pessoas, de famílias que, aqui, encontraram o seu pedacinho de chão, o lugar no qual seria possível idealizar e desenvolver seus negócios, com vistas a criar raízes e a frutificar. O mesmo aconteceu com diferentes instituições que vieram e se instalaram no município com a missão de fazer seus sonhos se tornarem realidade.

É nesse contexto que o Colégio Marista de Maringá tem escrito sua história, há 64 anos, a partir do momento em que os Irmãos Maristas aceitaram honrosamente o desafio proposto pelo Arcebispo Dom Jaime de participar da formação, nesta terra vermelha, de pessoas íntegras, competentes e profissionais, alicerçadas no amor, na compaixão, na partilha e na solidariedade, bem como em tantos outros valores que nos encorajam a enfrentar e a superar os diversos desafios da contemporaneidade.

Dando continuidade ao compromisso firmado, atualmente, o Colégio Marista atende crianças a partir de um ano, na Educação Infantil, até os 17 anos de idade, encerrando o ciclo da educação básica no Ensino Médio. Ainda, tem contribuído também na articulação da formação de princípios não acadêmicos por meio, a título de exemplo, de projetos de pastoral, de atividades esportivas e artísticas, com o centro de línguas, sempre buscando responder às demandas exigidas pela atual conjuntura e manter seu propósito de formar cidadãos para essa contemporaneidade que tem se mostrado cada vez mais veloz e tecnológica.

Faz-se necessário mencionar que, diante do cenário educacional de nosso país, em que os indicadores mostram deficiências no processo de ensino e de aprendizagem e um alto índice de analfabetismo funcional, devido à escassez de políticas públicas, temos imensa gratidão pelos serviços educacionais oferecidos pelo nosso município e, em especial, pela Educação Marista, pautada nos valores e na força da transformação.

Por esta razão, no aniversário desta admirável cidade, Maringá, devemos recordar que todo o percurso trilhado pelo Colégio somente se tornou possível na medida em que muitas vidas acreditaram e vivenciaram plenamente seus princípios e valores. Dentre as pessoas que contribuíram para tal tarefa, destacamos os muitos Irmãos Maristas, os leigos e as leigas que nessa instituição trabalharam, lecionaram e deixaram seus legados. Também desejamos expressar, em nome do Colégio Marista, nossa profunda gratidão a outros cidadãos, os quais fazem parte da memória do Colégio.

Primeiramente, apresentamos nossa gratidão aos alunos de ontem e de hoje pela possibilidade de o Marista fazer parte de sua história de vida e por terem contribuído com a formação da trajetória do Marista em Maringá. Registramos também um agradecimento especial às famílias, por terem escolhido e confiado na proposta Marista.

Da mesma forma, agradecemos pelas profícuas parcerias firmadas entre o colégio e a Diocese de Maringá, com o município e com as comunidades locais.

Nesta singela homenagem à nossa Cidade Canção,  reforçamos nosso compromisso em dar continuidade a uma Educação de qualidade, fundamentada nos princípios de nosso fundador, São Marcelino Champagnat, que dizia: “A criança é o campo que Deus nos deu para cultivarmos o rebento novo, a planta frágil, que um dia será árvore carregada de todos os frutos de virtude”.

Assim, vale ressaltarmos que marcamos o passado, construímos o presente e transformaremos o futuro mediante a processos educativos que tenham como foco a formação de bons cristãos e virtuosos cidadãos, pois sabemos que muitos de nossos alunos, crianças e jovens, serão protagonistas em nossa sociedade, atuando em prol do bem comum em suas casas, nesta estimada cidade e em nossa nação.

Por fim, retomamos o compromisso dos Irmãos Maristas desde a fundação da primeira escola Marista, que é: oferecer uma educação de qualidade, para que as virtudes cresçam por si na alma de nossas crianças e adolescentes, a fim de que os bons hábitos e as práticas de solidariedade sejam uma necessidade e se tornem naturais, pois somente assim teremos uma sociedade mais ética, justa e fraterna.

Parabéns, Maringá!

Aldivina Américo de Lima, Diretora do Colégio Marista Maringá

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.