Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São Paulo passou o final de semana impactado pela revelação do assassinato do soldado Leandro Martins Patrocínio, da Polícia Rodoviária, que – segundo o apurado – de folga e em trajes civis, no último dia 29, foi a um baile funk na comunidade de Heliópolis, onde teve reconhecida sua condição de policial e, ao sair, foi sequestrado e torturado num sobrado da área   e desapareceu. Passou a ser procurado no dia seguinte, quando não compareceu ao trabalho. A localização do corpo, no sábado, em um terreno próximo, deu-se a partir de denúncias e o uso de cães farejadores. Suspeitos do crime já estão presos e as investigações continuam. Leandro é apenas mais um a morrer pela simples condição de ser policial. A animosidade criada em relação aos integrantes das forças do Estado é a grande responsável. Além de ter seus trabalhos contestados permanentemente e ser perseguidos – até institucionalmente – através de denúncias, ruidosos processos e penalizações, os policiais brasileiros são literalmente caçados pelos esquemas criminosos, cada dia mais impunes e protegidos por quem os deveria combater.

A grande maioria dos policiais é composta de homens e mulheres vocacionados que poderiam estar fazendo outra coisa, mas aceitaram os riscos da tarefa de dar segurança à comunidade. No entanto, nas ultimas décadas, dentro do proselitismo da chamada redemocratização, a outrora respeitada figura do policial passou a ser contestada e, na medida em que cresceram os esquemas do crime organizado, tornou-se perseguida e literalmente eliminada, como é o caso atual de Leandro. Paradoxalmente, o encarregado de proporcionar  segurança às pessoas não tem garantia da própria integridade. É um quadro de muitas variáveis que começam pelos baixos salários – que os obriga a morar em áreas perigosas, usar transporte público por não dispor de veículo e outros recursos que os protejam.

Infelizmente, ocorrências dessa natureza têm sido corriqueiras. O profissional da área que no passado só morria em possíveis confrontos – onde também perecem criminosos – ou de causas naturais, hoje é fria e calculadamente assassinado. Apesar da frequência, não podemos admitir isso como regra e precisamos do apoio da sociedade – a quem servimos – para colocar um fim a essa inversão de valores. Quem se empenha em dar segurança não pode ter periclitada a sua própria condição de ir e vir, pois, com isso, todo o conjunto da sociedade padece. Os esquemas criminosos tornam-se cada dia mais violentos e o cidadão comum sofre as consequências.

Os governos federal e estadual, o primeiro na condição de normatizador das políticas de segurança pública, e o segundo como empregador das polícias, têm de se debruçar sobre a problemática e buscar formas de retirar os policiais do jugo dos esquemas criminosos. O mesmo rigor que se tem usado nos últimos 20 ou 30 anos para punir policiais que supostamente cometem excesso, tem de ser empregado aos criminosos, estes cada dia mais impunes e agressivos. Executor de uma tarefa perigosa e de interesse público, o policial tem de dispor de meios para morar e se locomover em segurança, proteger sua família e ter acesso aos recursos da vida em comunidade sem a necessidade de arriscar-se pessoalmente em áreas perigosas, como os eventos periféricos promovidos ou frequentados pelos transgressores da lei.

Não basta a indignação ao lado do caixão e da sepultura de Leandro (o mesmo quadro  que temos presenciado durante anos em relação a outras vítimas). É preciso atitude. Os governos e a comunidade, principais destinatários dos serviços policiais, precisam se mobilizar e buscar soluções. Os parlamentares – independente de sua ideologia - têm o dever propor e votar leis que eliminem a verdadeira caçada de policiais pelos criminosos. Se continuar, a tendência é subjugar a sociedade...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.